Cerca de oito mil alunos prestigiam a 3ª Feira Literária de Rio Bonito (Flirb)

às
foto destaque site
Foto: Lívia Louzada

A 3ª Feira Literária de Rio Bonito (Flirb) reuniu cerca de oito mil alunos da rede municipal no Centro da cidade, no último sábado (29), segundo a Secretaria Municipal de Educação, que organiza o evento. O evento contou com stands de editoras e dos colégios municipais, além de shows e contações de histórias. Esse ano, o tema da Flirb foi ‘Vislumbre as histórias que nos Atravessam’.

Foto: Lívia Louzada

Além disso, leia também outras notícias sobre a Flirb.

A dona de casa Lucimar Conceição, levou as duas filhas, Beatriz de 7 anos e Ana Alyce de 10, alunas do Colégio Municipal Astério Alves de Mendonça, na Flirb, para incentivar o gosto delas pela leitura. “Acho importante trazer as crianças na feira literária porque incentiva elas a lerem mais e a saírem um pouco da tela do computador”.

Já as filhas gostaram mesmo das atrações dos stands das escolas. Um dos mais disputados era da Escola Municipal Castro Alves, de Catimbau Pequeno, que levou uma grande caixa da boneca Barbie para a feira, onde as crianças fizeram fila para tirar foto dentro. “Eu gostei mais da caixa da Barbie e das brincadeiras”, disse Ana Alyce. Opinião parecida a da irmã Beatriz, que disse: “Gostei também da caixa da Barbie e da pintura no rosto”.

Feira Literária de Rio Bonito. A Flirb aconteceu no sábado (29), no Centro da cidade, onde cerca de oito mil alunos estiveram presentes.
Feira Literária de Rio Bonito – Foto: Lívia Louzada

De acordo com a secretária de Educação de Rio Bonito, Hingsley Tolentino, a intenção de Lucimar é o grande objetivo da Secretaria, que com a Flirb tem sido alcançado.

“Desde 2022 a gente tem deixado um legado muito lindo aos nossos alunos. Temos conseguido observar isso até dentro das próprias escolas, pois houve a modificação deles com a leitura. Nosso maior objetivo é que eles se tornem leitores e percebam que a vida é muito além de um celular. Nós precisamos mostrar o potencial que eles têm e que existem coisas lindas pela vida que eles precisam saber e desejar para o futuro deles”, disse a secretária.

O prefeito Leandro Peixe falou de sua satisfação em ver o resultado da Flirb deste ano. “A parte tecnológica tirou um pouco o contato das crianças com o livro, então, a feira é para isso, para elas buscarem o conhecimento através da leitura e terem mais contato com o livro físico. Além desse contato, tivemos também várias atividades para elas interagirem e sentirem o prazer de ter uma feira literária dentro da sua cidade”, disse o prefeito.

Projetos da UFF

Durante as festividades da Flirb, a Universidade Federal Fluminense (UFF) desembarcou na cidade com dois projetos, ‘Skate UFF nas Cidades’ e ‘Vivências Paradesportivas UFF’. No segundo, crianças puderam experimentar as modalidades de badminton e basquete, ambas adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. A prática paradesportiva ficou localizada na Rua Presidente Artur Bernardes.

Já na Praça da Bandeira, na frente do Mercado Municipal, crianças de 5 anos até jovens de 17, puderam aprender a andar de skate. Rio Bonito é a 12ª cidade que o ‘Skate UFF nas Cidades’ chega em cerca de três anos de projeto que circula pelo Brasil todo. A iniciativa começa com o aluno assistindo um vídeo em que é explicada a parte teórica do skate, em seguida ele aprende a montar e desmontar o equipamento para depois ter contato com a parte prática.

Foto: Lívia Louzada

Após colocarem o material de proteção, os alunos aprenderam a andar em uma pista montada com rampas e obstáculos. Um dos pais que levou seu filho de 5 anos para aprender a modalidade foi o professor de educação física Carlos Moura.

“Esse é um movimento muito bacana da UFF. Trouxe aqui meu filho para aprender a andar de skate, que é uma modalidade olímpica. Quando fala de esporte a gente tem sempre um olhar especial porque a gente sabe que o esporte é qualidade de vida, fora que proporciona uma oportunidade de lazer”, disse o professor.     

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às
As compras internacionais feitas a partir do próximo sábado, dia 27, já poderão vir a ser taxadas com o novo imposto de importação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias