Anvisa aprova 1º tratamento para retardar Alzheimer

O objetivo da medicação é eliminar as placas amiloides, apontadas como uma das principais causas do Alzheimer.
às
foto destaque site - alzheimer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro tratamento contra Alzheimer, através do uso do medicamento Kisunla (donanemabe), da farmacêutica Eli Lilly do Brasil. O remédio pretende retardar o avanço em pacientes sintomáticos. Após estudos clínicos, houve uma retardação comprovada de até 35% na progressão da doença.

O remédio deve ter aplicado, de forma injetável, uma vez ao mês. O objetivo da medicação é eliminar as placas amiloides – apontadas como uma das principais causas do Alzheimer – para assim retardar a perda da memória e da cognição.

O medicamento é indicado para pacientes com comprometimento e demência leves. Contudo, não é recomendado para pacientes heterozigotos ou não portadores de um gene específico chamado apolipoproteína E ε4 (ApoE ε4) — situação identificada por exames genéticos.

O diretor médico sênior da Lilly do Brasil, Luiz Magno, emitiu uma nota celebrando a aprovação. “Estamos vivendo um momento único na história da neurociência. Depois de mais de trinta e cinco anos de pesquisa da Lilly, finalmente temos o primeiro tratamento que modifica a história natural da doença de Alzheimer aprovado no Brasil. Claro, esse é um marco para nós como companhia e para a ciência, mas principalmente para as pessoas que vivem com a doença de Alzheimer e seus familiares – que há anos buscam por mais esperança. Essa é nossa missão, transformar vidas”.

O remédio foi aprovado após a conclusão da fase três do estudo clínico, que durou cerca de 18 meses e contou com dois grupos, um que estava menos avançado em sua doença e outro considerado a população geral. A medicação já havia sido aprovada nos Estados Unidos em julho do ano passado e obteve uma retardação de cerca de 35% na progressão do Alzheimer.

Leia também: Operação da PM em Itaboraí tem três presos, um morto e fuzis apreendidos

*Com informações da CNN.

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

De acordo com os agentes, o veículo havia sido roubado em 2024
às
Hitbox, futebol, wheeling e futevôlei foram os esportes praticados
às
Atleta apoiada pela Prefeitura de Maricá garantiu um lugar no pódio ao lado da medalhista Rayssa Leal
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias