Hemonúcleo de Rio Bonito recebe quase 40 doações em dois dias

Com o estoque baixo, unidade contou com um mutirão para compensar o estoque baixo de sangue. Moradores de Itaboraí foram os que mais doaram em dois dias.
às
Foto: Nilton Carlos/Secom RB
Foto: Nilton Carlos/Secom RB

Nos últimos dias o Hemonúcleo de Rio Bonito estava com o estoque de sangue baixo. A coordenadora da unidade, Patrícia Almeida, chegou a fazer um apelo no perfil da rede social do Hemonúcleo, explicando o problema. Segundo ela, por semana, o ideal é que o banco de sangue receba 60 doações, mas na última semana recebeu apenas 19. Por conta do baixo estoque, a unidade não pode fornecer sangue para um paciente internado no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Itaboraí, uma das unidades abastecidas pelo setor. O problema gerou uma onda de solidariedade e o hemonúcleo recebeu a recebeu quase 40 doações de sangue na última terça (10) e quarta-feira (11).

No vídeo publicado pelo núcleo, Patrícia explica: “Pra que a gente tenha sangue para atender a todas as unidades, são necessárias 60 coletas por semana, 12 doadores por dia. Na semana passada, tivemos apenas 19 coletas. Isso vai implicar diretamente e negativamente na nossa distribuição. Pacientes que estão internados e que vão fazer cirurgia, caso precisem de sangue, pode ser que a gente não tenha para atender”.

Foto: Rede Social

Após o ocorrido, um verdadeiro mutirão de doações foi coordenado pelo secretário com a colaboração dos funcionários da Secretaria de Itaboraí, para que o abastecimento voltasse ao normal. Mas não foram apenas moradores de Itaboraí que se solidarizaram, riobonitenses também doaram na unidade e, segundo Patrícia, os municípios de Silva Jardim e Tanguá também já se manifestaram com a intenção de enviar doadores a partir da próxima semana.

De acordo com Patrícia, na terça-feira (10), o lugar recebeu 15 doadores de Itaboraí e mais quatro de Rio Bonito. Já na quarta-feira (11), foram 23 doações no total, 15 de Itaboraí e oito de Rio Bonito.

O Hemonúcleo de Rio Bonito, que fica localizado atrás do Ambulatório Municipal Manoel Loyola Silva Junior, situado na Rua Martinho de Almeida, no bairro Mangueirinha, abastece oito unidades de saúde nos municípios de Rio Bonito, Tanguá, Silva Jardim e Itaboraí.

Texto: Lívia Louzada

Veja também

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, abriu nesta segunda-feira (04/03) o segundo polo de atendimentos à dengue
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias