Detran.RJ passa a emitir modelo novo da Carteira de Identidade Nacional para pessoas de todas as idades

A partir da próxima segunda-feira (02/07), o Detran.RJ vai emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional
às
detran
Foto: Divulgação/ DETRAN

A partir da próxima segunda-feira (02/07), o Detran.RJ vai emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. O documento, que foi criado com o objetivo de dificultar fraudes, tem o CPF como único número de identificação. A primeira via da CIN é isenta do pagamento de taxas ou Duda. Desde janeiro de 2023, o Detran está fazendo a emissão escalonada do documento por idade. Até o momento, já foram produzidas 659.283 carteiras no estado.

Para emitir a CIN, o cidadão tem que levar a certidão de nascimento e o número de inscrição no CPF. Quem não tiver CPF pode tirar o documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil. A partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.

O presidente do Detran.RJ, Glaucio Paz, ressalta a segurança do novo documento.

“A CIN possui um QR Code que possibilita verificar a autenticidade do documento, bem como saber se ele foi furtado, clonado ou extraviado.  A partir de segunda-feira, usuários de todas as idades poderão requerer o novo documento de identificação, que evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes”, diz o presidente.

Além de elementos gráficos que dificultam a falsificação, a CIN tem um código internacional utilizado em passaportes, chamado MRZ (Zona Legível por Máquina na tradução do inglês), que facilita o uso da identidade como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos.

Veja também: Justiça Federal determina liberação do acesso à Praia das Conchas e Ilha do Japonês em Cabo Frio e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias