Palavras de Avivamento

às

Padre Ortodoxo Eduardo Braga

A Santidade é ainda possível…

Em tempos pós-modernos pode ser uma bizarrice, para grande parte das pessoas, falar de santidade…

Como uma semente potente, escondida e viva, preciosa e vivificante, a santidade continua presente em nossos tempos! Ousaria dizer que é, justamente, graças a ela que o mundo continua de pé!

Embora existam caminhos distintos para chegar até ela, hoje, paradoxalmente, todos os cristãos, de todas as confissões, sabem que são chamados à santidade. Deveria ressoar no coração e na alma, na mente e na história de cada crente o convite de Deus: “Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus” (Levítico 20:7).

O que me faz falar hoje aos leitores sobre este tema tão esquecido e urgente é a notícia que nos chega da Itália: No próximo dia 20 de outubro, Elena Guerra (1835-1914) será reconhecida santa pela Igreja Católica latina. Elena foi uma mulher comum, professora, dama de caridade, ousada escritora. Pede ao Papa da época que consagre o século XX ao Espírito Santo. O ato profético foi realizado no dia 1° de janeiro de 1901. Nenhuma pessoa no mundo escreveu tanto sobre o Espírito Santo do que ela! O milagre, por sua intercessão, aconteceu na cidade mineira de Uberlândia. Eu tive a grata missão de levar ao Vaticano o processo.

A importância de que mais pessoas conheçam a vida e a trajetória espiritual de Elena é que o mundo precisa conhecer, reconhecer e ter experiência com o próprio Espírito Santo. Após dois milênios do acontecimento histórico do Pentecostes em Jerusalém, Igrejas e seus clérigos, fiéis e suas famílias, continuam distantes, descrentes e ignorantes em relação à presença e atuação do Espírito Santo em suas próprias vidas e na vida do mundo.

Outro fato determinante: Não há santidade sem o Espírito Santo! Como o mundo e a Igreja serão santificados sem a experiência vital e cotidiana Dele?

Queira o próprio Espírito Santo despertar os cristãos, os homens e mulheres de boa vontade ao encontro e reencontro com Ele. Só assim será possível uma nova civilização do homem, só assim poderemos esperar um futuro com vida em abundância…

Veja também

Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às
As compras internacionais feitas a partir do próximo sábado, dia 27, já poderão vir a ser taxadas com o novo imposto de importação
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias