A primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe registrou um número muito baixo de procura pela vacina. A campanha começou no dia 10 de abril e termina em 31 de maio. Segundo a Coordenadora de Imunização da secretaria de Saúde, Jane Lima, a meta é vacinar 18,4 mil pessoas em todo o município. Mas até o momento apenas 335 fizeram a imunização.
O público-alvo da campanha é composto por crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, professores, profissionais da saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. O atendimento acontece no Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior, na Mangueirinha, em diversos postos de saúde (relação dos locais de vacinação abaixo), das 8 às 17 horas.
De acordo com o ministério da Saúde, é fundamental que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas com a chegada do inverno, quando os diversos vírus da influenza começam a circular com maior intensidade. A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.
Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.
A única contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo. Além disso, para quem é doador de sangue, devem esperar cerca de 48 horas antes de fazer outra doação. A vacinação contra o Influenza é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe e doenças graves, como pneumonia. A vacina não tem nenhuma capacidade de provocar gripe, já que é composta apenas por partículas do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, explica a Coordenadora de Imunização.
Outras Recomendações – Para pessoas que tenham apresentado febre recente, recomenda-se adiar a vacinação até que o estado de saúde melhore. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Quem possui histórico de alergia grave e prévia a ovo ou a algum outro componente da vacina não deve se vacinar. É importante levar a Caderneta de Vacinação ou algum comprovante da situação vacinal à unidade de saúde.
Unidades de Saúde que já tem vacina contra a influenza:
- Parque Andrea
- Nova Cidade
- AMBE
- Boqueirão
- Rio do Ouro
- Serra do Sambê
- Bela Vista
- Sambê
- Jacuba
- Basílio
- Clínica da Família
- Praça Cruzeiro
- BNH
- Ambulatório Municipal Manoel Loyola Junior
Quem pode receber a vacina
- Crianças de 6 meses a 5 anos
- Gestantes
- Puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto)
- Idosos
- Profissionais da saúde
- Povos indígenas
- Pessoas privadas de liberdade
- Portadores de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade
- Professores de escolas públicas ou privadas