Conleste realiza reunião de revalidação do Convênio junto a Petrobras

às

Itaboraí recebeu na manhã da última sexta-feira (11/10), na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), uma reunião sobre a revalidação do convênio Conleste – Petrobras e ainda apresentação de projetos, como a criação de um Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás no município.

O prefeito de Itaboraí e presidente do Conleste, Dr. Sadinoel Souza agradeceu a todos os presentes. “Este é um momento extraordinário, um novo tempo, momento de juntos somarmos forças para transformar a região do Leste Fluminense, onde a população seja beneficiada num todo. Vocês que estão nesta mesa são agentes de transformação no Estado. A união faz a força”, disse o chefe do Executivo.

Segundo o diretor geral do Conleste, João Leal um dos pontos a também se destacar é o apoio ao planejamento do desenvolvimento regional sustentável. “O apoio financeiro pleiteado pelo Conleste, é resultado do relatório de impacto de meio ambiente e dos estudos de impacto ambiental para implementação do Comperj, expresso na cláusula do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Onde fica declarado o compromisso da Petrobras com o Consorcio no sentido do apoio técnico e financeiro necessário a região leste fluminense”, afirmou o diretor.

Por meio do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado há dois meses com a Petrobras, um compromisso da estatal para restabelecer, promover e garantir o equilíbrio socioambiental das áreas afetadas pelo Comperj e o desenvolvimento econômico na cidade, foram apresentados no encontro projetos e planos de trabalhos previsto no Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do Comperj. Sendo eles, o Projeto Inovar para o Futuro sobre robótica; Projeto PEACE sobre Educação Ambiental e Compostagem em escolas municipais da cidade e o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPD&I), que será vinculado à Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás na região do Conleste .

A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins falou sobre o Projeto PEACE apresentado no encontro. “O projeto tem três pontos importantes: a relevância da coleta seletiva, consumo consciente de água e uso de energia limpa. E tem como objetivo estimular a sequência correta dos três R’s, reduzir, reutilizar e reciclar.  Nosso público-alvo são as crianças das escolas municipais e outros jovens que tenham pouco ou nenhum contato com projetos socioambientais, visando multiplicar as ações e propagar esse tipo de conhecimento, transformando toda comunidade escolar e do entorno”, afirmou a secretária.

Para o representante da Petrobras, Alessandro de Castro, a reunião rendeu uma impressão muito positiva. “Cheguei ao Rio de Janeiro há 14 meses, dava para ver a tristeza das pessoas, já não tinham mais confiança. Hoje o cenário está mudando, neste momento estamos chegando a 8 mil trabalhadores no Comperj com perspectiva de avançar mais. É gratificante fazer parte de um projeto que traz um desenvolvimento, principalmente social, e agrega um valor inestimável. Fico contente em ver esse tripé formado por academia, indústria e Estado juntos na mesa buscando essa sinergia para mudar”, falou Alessandro de Castro, após agradecer o convite.

Estiveram presentes o diretor de Marketing de Rede do Conleste, Carlos Cavalcanti; o diretor de Planejamento, William Marins; a responsabilidade social da Petrobras, Adriana Martins; o Relacionamento Externo da Petrobras, Caroline Ballu; a subsecretária de Captação de Recursos e Projetos para Inovar da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação,  Luana Lourenço; a subsecretária  de Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais, Ana Asti; o diretor de Relações Institucionais do Intitulo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Ferrara; o professor titular da Universidade Federal Fluminense, Jacob Binsztok; o superintendente de Projetos da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro, Julio Cesar Pinguelli e os vereadores Paulo Alves e Agnaldo Coutinho.

Veja também

A cidade de Niterói está na lista de ouro da seleta Academia Brasileira de Artistas Florais (ABAF). A titulação é um reconhecimento
às
A Polícia Civil prendeu, na noite desta segunda-feira (29), uma mulher que jogou a namorada da janela em Santa Cruz
às
Já imaginou participar de uma descoberta científica importante para os estudos espaciais da NASA? É isso que estão fazendo estudantes
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias