Governador e Prefeito do Rio se reúnem para avaliar novas restrições contra a Covid-19

às

O governador em exercício do RJ, Cláudio Castro, e o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, se reuniram na manhã desta quinta-feira (3) com seus respectivos secretários de Saúde para definir se as medidas de isolamento social devem ser retomadas.

Crivella deixou o Palácio Guanabara, sede do poder estadual, após duas horas e não falou com a imprensa.

A reunião aconteceu após o Comitê Científico da Prefeitura do Rio, formado para analisar a situação da pandemia de Covid-19, sugerir o retorno de medidas de isolamento social na cidade para conter o crescimento do número de casos.

Entre as medidas sugeridas, estão:

  • Fechamento de escolas;
  • Proibição de banhistas em praias;
  • Proibição de aglomerações;
  • Fechamento mais cedo de bares e restaurantes;
  • Fiscalização em estações do BRT e metrô para que efetivamente o uso de máscaras se torne obrigatório.

Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também alertou, por meio de uma nota técnica, que a cidade do Rio de Janeiro está perto de um colapso no sistema de saúde, com a possibilidade de enfrentar um quadro sério de desassistência geral, por causa da Covid-19.

De acordo com o estudo, uma das preocupações é o aumento no número de casos perto das festas de fim de ano. Especialistas apontaram que o motivo do alerta é o “excesso de mortalidade” no município.

Aumento da testagem

O plano de testagem em massa para Covid da população do RJ, divulgado pela Secretaria de Saúde, começa na próxima sexta-feira (4).

De acordo com as autoridades, a ideia é testar um número maior de pessoas com sintomas da Covid-19. Os exames já podem ser agendados pelo aplicativo ‘Dados do Bem’.

Novos casos

Nesta quarta-feira (2), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 3.415 novos casos da doença. Esse foi o segundo dia seguido com mais de 3 mil novos casos registrados.

O Rio de Janeiro também contabilizou 81 mortes provocadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. No total, são 361.397 casos e 22.764 óbitos no RJ.

Fonte: g1.globo.com

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias