Um filhote de baleia jubarte foi encontrado morto por moradores da região de Unamar, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio. A carcaça do animal, em avançado estado de decomposição, encalhou na Praia de Verão Vermelho neste domingo (8).
De acordo com o CTA – Serviços em Meio Ambiente, ainda no domingo (8), uma equipe veterinária esteve no local para fazer a coleta de amostras do animal.
Nesta segunda, equipes da Prefeitura de Cabo Frio e do CTA – Serviços em Meio Ambiente estiveram no local para verificar o caso e estudar como será feita a retirada da carcaça.
“Esse animal tem aproximadamente 10 metros de comprimento. Trata-se de um filhote, não é tão grande, mas envolve um esforço em conjunto para dar a destinação adequada a esse material biológico”, disse a consultora técnica do CTA – Serviços em Meio Ambiente e coordenadora de encalhes de mamíferos marinhos no estado do Rio, Lorena Galletti.
“Esse é um animal que, provavelmente, morreu no mar. Esse é o período migratório da baleia jubarte das regiões de baixa latitude para alta latitude, então não temos como afirmar a causa da morte porque é um animal que já encalhou em avançado estado de decomposição, mas pode ser que seja uma provável ocorrência do processo natural de migração”, explicou Lorena.
“É a primeira vez que eu vejo uma baleia. Eu fiquei bem triste porque a primeira vez que eu vi uma, ela está morta. Eu queria ver ela nadando no mar”, disse a moradora da região, Luana Longo, de 11 anos, Luana passeava pela praia com o pai nesta segunda-feira (9) quando viu a carcaça do animal.
Fonte: g1.globo.com