Um menino de 11 anos foi a primeira criança a ser vacinada contra a Covid-19, em Rio Bonito. Acompanhado de sua mãe, Carolina Carvalho, o pequeno David Souza Moura recebeu a primeira dose do imunizante contra a doença na manhã do último sábado (22).
David apresenta a condição de Cardiopatia, doença que acomete o coração e afeta o sistema vascular. Com isso, ele está no grupo de risco da doença. Após receber a dosagem da vacina, o menino recebeu um “Certificado de Coragem” entregue pela equipe de Saúde.
Morador do bairro Parque Andrea, o adolescente pratica atividades esportivas nas horas vagas, como andar de bicicleta e patins. Dedicado aos estudos e a leitura, David está no 6º ano e estuda no Colégio Rio Bonito.
A mãe do pequeno relatou que David está bem e não teve nenhum efeito colateral desde a aplicação e ainda fez um apelo para que os pais levem seus filhos para receber a dose da vacina contra o vírus.
O Ministério da Saúde enviou 300 doses para o município começar a imunização das crianças de 5 a 11 anos com comorbidades e doenças permanentes. A vacina pediátrica da Pfizer foi aprovada pela ANVISA e atenderá especificamente o público infantil.
O primeiro dia da campanha de vacinação infantil aconteceu no último sábado (22), no Centro Pediátrico Municipal Dr. Almir Branco. A Secretaria de Saúde reservou uma sala específica, destinada apenas para a vacinação contra o Covid-19 das crianças, seguindo a orientação da Nota Técnica do Ministério da Saúde, a fim de não haver erros durante a aplicação.
Após receber o imunizante, as crianças permaneceram no local por 20 minutos para observação de um pediatra que estava de prontidão no local para possíveis eventuais.
Fotos: Nilton Carlos
Texto: Silas Madeira