Começa a Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa em Rio Bonito

às

O mês de maio chegou e com ele o “start” na Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa no Estado do Rio. A vacinação, que é obrigatória para bois e vacas (bovinos) e búfalos e búfalas (bubalinos) é um compromisso dos pecuaristas junto ao Governo do Estado e à prefeitura para erradicação da doença. Este ano tem uma nova estratégia de imunização contra a doença. O Rio de Janeiro e outros 9 Estados e o Distrito Federal, terão a inversão das estratégias de vacinação contra a doença.

Com a nova medida, a primeira etapa de vacinação no mês de maio, será destinada aos bovinos e bubalinos com até 24 meses. Já a segunda etapa, em novembro, será destinada aos animais de todas as idades. O objetivo é garantir a oferta de imunizantes para todos.
Para comprar a vacinação dos animais, os pecuaristas devem enviar uma foto ou cópia do formulário de Declaração preenchido e da Nota Fiscal para o Núcleo de Defesa mais próximo. Mesmo que não tenha animais na faixa etária alvo da etapa, é obrigatória a atualização do cadastro do rebanho.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir as doses da vacina em locais autorizados e seguir todas as instruções até o momento da utilização. A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, disponibilizou dois técnicos para vacinar os animais dos pequenos produtores rurais. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (21 99947-9655). Logo após, para comprovar a vacinação, o produtor rural deve enviar a declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3). O formulário de declaração está disponível para o preenchimento no link: https://bit.ly/3tGkMYg, devendo ser enviado junto da nota fiscal, de forma digitalizada ou por foto.

O processo de vacinação e a declaração são fundamentais para a comercialização de produtos como carne e leite, e também para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais. A declaração de vacinação e a atualização do rebanho existente deverão ser efetivadas on-line.

Os sintomas – Os principais sintomas da febre aftosa são feridas na boca, nas tetas e no casco. Os animais doentes salivam em excesso e andam com dificuldade. Por não conseguir se alimentar, o gado contaminado apresenta enfraquecimento e perda de peso. Muitas doenças apresentam sintomatologia semelhante à febre aftosa, por isso a notificação imediata desses sinais clínicos deve ser feita ao Serviço de Defesa Sanitária Animal.

Texto: Denilson Santos – Secom Rio Bonito

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias