Mamógrafo móvel estaciona no município de Itaboraí para realização de exames

às

Até o próximo sábado (17/12), exames de mamografia e ultrassonografia poderão ser realizados pelo Mamógrafo Móvel, da Secretaria de Estado de Saúde, que estacionou no município, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). A carreta voltada à saúde da mulher está localizada, na Avenida 22 de Maio, nº 5.483, no Centro, em frente a Praça Alarico Antunes.

Ao todo, serão realizados 80 ultrassonografias por dia, sendo transvaginal, pélvica e de mama, além de 60 mamografias diárias. Os exames, com duração de aproximadamente 20 minutos, serão realizados das 8h às 17h e o agendamento feito pela Central de Regulação do município, de acordo com a fila do setor.

“Esse é um equipamento muito importante, que traz ainda mais serviços de Saúde para a nossa população. Essa relação entre o governo do Estado e o município beneficia muito o nosso povo. Temos que agradecer ao governador Cláudio Castro por toda atenção e carinho com a nossa cidade”, afirmou o prefeito Marcelo Delaroli.

Ainda há atendimento por demanda espontânea, para a população que tenha pedido médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme disponibilidade da agenda da Central de Regulação. De acordo com a SEMSA, essa parceria visa desafogar a demanda do município.

O Mamógrafo Móvel disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do SUS. A iniciativa faz parte do eixo móvel do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem Rio Imagem e visa apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre mulheres no Brasil, e de outras doenças que atingem a população feminina.

A moradora de Pachecos, Nilceia Ramos da Silva, de 42 anos, falou da organização e agilidade do atendimento. “A Central de Regulação entrou em contato comigo e hoje vim realizar ultrassonografia da mama. Foi tudo muito rápido e organizado, e o resultado ficou pronto minutos depois que saí da sala. A estrutura da carreta é muito boa e a sala fresquinha”, comentou Nilceia.

Os pacientes agendados e ainda os de demanda espontânea devem levar documento original de RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência. E ainda o pedido médico. Os resultados das ultrassonografias são entregues imediatamente após a realização do exame. Já os laudos das mamografias serão entregues na Secretaria Municipal de Saúde, em 15 dias úteis, e posteriormente enviadas para as Unidades de Saúde da Família (USF) mais próxima do paciente.

Serviço

Mamógrafo Móvel
Local: Avenida 22 de Maio, nº 5.483, Centro
Dia: até sábado (17/12)
Horário: 8h às 17h

Veja também

Desta vez, o projeto chega ao 2º distrito da cidade, em Boa Esperança, no Ambulatório Municipal de Boa Esperança, o “Esperanção"
às
A homologação do processo está prevista para o dia 27 de novembro, quando todos conhecerão os eleitos.
às
Por determinação de Cláudio Castro, Rafael Picciani deve retornar ao cargo na Alerj
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias