Por: Lívia Louzada
Nota 7. Essa foi a avaliação que o prefeito Leandro Peixe fez à cidade de Rio Bonito após dois anos de seu mandato. A nota foi dada durante uma entrevista concedida a reportagem da Folha no último dia 23 em seu gabinete. Na mesma oportunidade, ele disse que tem intenções de concorrer à reeleição em 2024. A reportagem em vídeo está disponível no canal do YouTube Folha da Terra Digital.
“Acho que tudo na vida é um caminho. Acho que o povo entendeu qual é a cara do governo Leandro Peixe, é um governo que se preocupa com todos, não se preocupa só com o Centro, o interior não era contemplado. Se tudo correr bem, o trabalho continuar, com certeza a gente vem para reeleição, para Rio Bonito continuar a voltar a sorrir”, revelou.
Na entrevista o prefeito disse que um dos desafios de quando assumiu o mandado em 2021 foi colocar em dia o pagamento dos servidores inativos e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (Iprevirb).
“Quando a gente assumiu, nosso comprometimento era de resolver a situação do Iprevirb, e hoje eles são os primeiros a receber dentro mês. Estamos fazendo a valorização do servidor”, disse Peixe.
À pedido da Folha, o prefeito lembrou algumas realizações nesses dois primeiros anos de mandato.
Educação
Valorização do servidor da Educação
“Na época (que assumiu a Prefeitura) os valores do piso salarial dos profissionais da educação, assim como colocar Rio Bonito no piso nacional, estava há um ano e sete meses atrasado. Nós colocamos o piso, pagamos o retroativo, e tivemos no ano passado o aumento dos 33% para esses profissionais”. O prefeito explicou que o governo federal, através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), repassou 12% desse aumento para custear o aumento de 33%. Diante disso, a Procuradoria do município entrou na Justiça para pedir que o governo assuma o restante do valor e agora aguarda o resultado.
Saúde
Problema de falta de médico nos postos de saúde
“Tentamos vários processos seletivos que levavam de três a quatro meses, e quando chegava na hora da contratação, por Rio Bonito ter baixo salário em comparação a outras cidades, de 27 médicos que precisávamos, só se inscreviam sete ou oito e só se apresentavam um ou dois. Fizemos quatro ou cinco processos. Em conversa com o Ministério Público, que também nos cobrava a falta de médicos, coloquei essa situação, foi aí que vimos a necessidade de ser uma (contratação) terceirizada”, contou o prefeito explicando que após a mudança, o problema foi resolvido.
Esporte
Resgate de tradicionais campeonatos
“Resgatamos o Campeonato Indústria e Comércio, que eu até já participei, já tive time masculino e feminino. Esse campeonato marcou muitas gerações, tinha mais de 10 anos que não era realizado. Foi um sucesso nas duas edições que tivemos, e ano passado fechou com chave de ouro”. O prefeito também lembrou da volta dos Jogos Estudantis, com a participação das escolas, municipais, estaduais e privadas, e ainda os Jogos Estudantis das Escolas Municipais.
Turismo
Criação da identidade turística da cidade
“Turista é a pessoa que visita, dorme na cidade e vai embora no outro dia. O cara que vem de manhã cedo, visita a cachoeira e vai embora, é visitante, não é turista. (Para tentar atrair turistas) demos uma identidade (turística) a Rio Bonito. A cidade já foi a maior produtora de banana do estado do Rio. Conseguimos colocar Rio Bonito como a Capital da Bananada, estamos resgatando a história, se não tiver história, não tem turismo”, explicou o prefeito.
Agricultura
Programas governamentais
Na pasta da Agricultura, a Prefeitura recebeu e está executando dois importantes programas, o “+ Agro” e o programa de castrações. O + Agro é o maior programa de incentivo à produção agrícola da história do município, segundo o prefeito. Já o de castrações, já realizou 590 cirurgias em 2022 e continuará em 2023. “Essa é uma política pública inédita em Rio Bonito”.
Obras
Infraestrutura
A infraestrutura foi o grande carro chefe da Secretaria de Obras, que dentre outros projetos, colocou em prática dois programas do governo do estado, o Somando Forças e o Asfalto presente. Com o Somando Forças, a Prefeitura já pavimentou mais 8km de ruas na cidade em locais como Viçosa, Cajueiro e Jacuba. Já através do Asfalto Presente, o prefeito informou que 7km de asfalto já foram feitos na cidade.
2023
Para 2023, o prefeito revelou alguns projetos, entre eles a construção de um hospital especializado em radiologia. Segundo Peixe, a conquista teve ajuda do governo do estado através do Ministério da Saúde. “Será um grande ganho não só para Rio Bonito, mas também para a região”.
Sobre o tão sonhado Plano de Cargos e Salários dos servidores, o prefeito disse que espera a resposta de um processo que a Prefeitura move para que a cidade receba aumento nos valores dos royalties do Petróleo, saltando de cerca de R$ 3 milhões para R$ 15 milhões ao mês.