Temporal no litoral norte de São Paulo deixa 35 mortos e mais de 1700 desalojados

às
7

As instalações do Instituto Verdescola, na Barra do Sahy, em São Sebastião, estão sendo utilizadas para abrigar vítimas que morreram por conta das fortes chuvas que aconteceram no Litoral Norte de São Paulo. Durante a manhã desta segunda-feira (20), ao menos 24 corpos estavam na entidade, que chegou a ficar ilhada.

Além disso, um hospital com profissionais de saúde e voluntários foi improvisado no local para prestar atendimento aos feridos.

Segundo a Polícia Civil, os corpos de 11 dos 35 mortos contabilizados na cidade foram transportados durante a madrugada para o Instituto Médico Legal (IML), com estrutura montada no Hospital de Clínicas, no Centro. Até a última publicação da reportagem, nenhuma vítima teve a identidade divulgada.

Ainda no Litoral Norte, outra pessoa morreu em Ubatuba, por conta do temporal. Em todo estado, são mais de 1.730 desalojados e 766 desabrigados.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou por volta do meio-dia ao município e participou de uma reunião com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e com o prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB).

São Sebastião é a cidade mais atingida pelas fortes chuvas. Entre as vítimas da tragédia, ao menos quatro são crianças.

Ao menos 40 desaparecidos, sendo 31 na Vila do Sahym, dois em Juquehy, um em Camburi e um em Boiçucanga. Também há dezenas de pessoas desalojadas e desabrigadas.

Equipes com policiais militares, oficiais do Exército e bombeiros foram mobilizadas para resgate e transporte de medicamentos, alimentos e doações.

Os reforços para os moradores estão sendo levados em aeronaves, por conta dos vários pontos de interdições em rodovias e pelo risco de novos deslizamentos.

O governo federal já anunciou o envio de agentes da Defesa Civil Nacional para ajudar na assistência das vítimas e no apoio às áreas afetadas. Além disso, reconheceu a situação de calamidade.

Operação de resgate

As equipes de resgate continuam as buscas por sobreviventes. Na costa sul de São Sebastião, onde a situação é crítica, moradores ficaram ilhados e aguardam a chegada de doações e atendimento médico.

As tempestades provocaram alagamentos, deslizamentos e interditaram trechos das rodovias Rio-Santos, Mogi-Bertioga e Tamoios.

Segundo a Defesa Civil, o volume de chuva entre sábado e domingo superou o esperado para todo o mês de fevereiro em três das quatro cidades do Litoral Norte (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba), região fortemente castigada pelos temporais.

Em São Sebastião, por exemplo, o volume de chuva foi de 627 milímetros, o dobro esperado para o mês.

Crédito: Portal g1

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias