Festival Gastronômico de Inverno de Maricá chega à quinta edição

às
8

O inverno está chegando e, com a estação mais fria do ano, aumenta a vontade de saborear receitas gastronômicas deliciosas. Por isso, a quinta edição do Festival Gastronômico de Inverno de Maricá vai ser realizada entre os dias 01 e 30/07, em diversos restaurantes da cidade. Nessa terça-feira (13/06), aconteceu o evento de lançamento do festival, em Itaipuaçu.

O 5º Festival Gastronômico de Inverno de Maricá é uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo e Promoção e Projetos Especiais, e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

Os restaurantes interessados podem se inscrever até o dia 20/06, no site do Festival (https://festivaldeinvernomarica.com.br/). Os participantes vão receber um kit contendo materiais de divulgação: banner, cartaz A3, display de acrílico com QR code para acesso a votação, camisa e avental.

Segundo o  secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, a expectativa é que essa seja a maior edição. Ele conta que, por enquanto, já são 60 restaurantes inscritos para participar do festival. A perspectiva é que o número total  chegue a mais de 100 estabelecimentos.

“Depois do término da pandemia, este é o ano que está consolidando os eventos, então a expectativa é a melhor possível. O Festival de Inverno, que acontece desde 2019, é um grande divisor de águas no projeto gastronômico da cidade e a gente acredita que ele vem para fortalecer ainda mais esse trabalho de promoção e de reflexão sobre a importância de sempre aprimorar o seu serviço. Nós convidamos o público a avaliar os estabelecimentos, desde a segunda edição.  Isso é importante para que possamos ampliar e melhorar esse feedback com o estabelecimento participante”, analisa José Alexandre.

O tema desta edição do  Festival Gastronômico de Inverno de Maricá é “Pimenta Rosa”, explorando  a relação da iguaria com a cidade.  O presidente da Rota Maricá de Gastronomia, Marcello Perrone, conta que foi procurado por produtores rurais, que explicaram a importância do ingrediente para Maricá.

“A pimenta rosa é um produto típico da região, que se encontra com muita facilidade em Maricá. E também é um ingrediente que tem grande versatilidade, vai muito bem com os doces,  carnes, peixes, massas, bebidas, etc. Então, a ideia é que a gente comece a trabalhar a pimenta rosa no município. Assim, ajuda o pequeno produtor, faz a economia circular na cidade, e conseguimos aproveitar um ingrediente maravilhoso, que tem um perfume e um sabor único.  O objetivo é que a gente crie pratos que tenham o DNA da gastronomia de Maricá”, explicou Marcello.

Receitas exclusivas

As receitas oferecidas vão ser elaboradas especialmente para o festival. Participando pela primeira vez do evento, o chef Fabão, do ChurrasKing, restaurante que foi palco da reunião de apresentação, ressalta que o festival ajuda os restaurantes a mostrar a gastronomia para um público novo.

“É importante participar desses eventos para expandir a nossa divulgação. Eu amo trabalhar com gastronomia. Por isso, desejo que a nossa cozinha – não apenas a do ChurrasKing, mas do município – seja conhecida nacionalmente. E a cidade está preocupada em divulgar a gastronomia de Maricá, esses festivais ajudam a atrair turistas para conhecer nossos estabelecimentos”, afirmou Fabão.

O evento tem o apoio do Maricá Convention & Visitors Bureau, da Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria e da Associação de Guias de Turismo de Maricá (AGM).

Serviço:

De 01 a 30/07. O guia completo estará disponível em: https://festivaldeinvernomarica.com.br/

Veja também

O pontífice ocupou o cargo máximo da Igreja Católica por 12 anos.
às
Além de nenhuma vitória, apenas um gol foi marcado pelos cariocas neste fim de semana.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias