A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor, realizou a formatura de 235 alunos da rede municipal de ensino que participaram do projeto “Procon Mirim: Educação Financeira para Crianças e Jovens”. A primeira cerimônia foi realizada no dia 30 de agosto na EM Mata Atlântica, no Recanto de Itaipuaçu, com 138 alunos das turmas de 3, 4º e 5º anos. A mais recente solenidade foi na última terça-feira (05/09) no CEIM Haroldo Sant’anna Santini, no Centro, onde 97 estudantes de cinco turmas do pré-escolar II receberam seus certificados.
Em maio, alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Barra de Zacarias já haviam recebido seus diplomas. As coordenadoras abordaram, entre outros assuntos, a importância de conferir a validade e os preços dos alimentos impressos em um papel e passaram orientações sobre os cuidados com datas vencidas nos rótulos das mercadorias no momento da compra. Os alunos foram orientados ainda a não consumir o produto se estiver danificado ou rasgado, dentre outras dezenas de instruções.
A ação, que vai passar por todas as 65 escolas da rede municipal, ensina de forma lúdica e didática sobre educação financeira, consumo consciente e direito do consumidor.
“É um projeto que está entrando na grade escolar. Vamos atuar em todos os colégios da rede municipal com educação financeira para as nossas crianças, jovens e adolescentes, mostrando a importância de orientar os pais para que verifiquem a validade do produto no mercado”, explicou o secretário de Defesa do Consumidor de Maricá, Felipe Paiva.