O clima na Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá, foi de muita animação, com momentos de romantismo e músicas que marcaram épocas, que diversificou quem o público, com apresentações do cantor Belo, que subiu no palco montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, na noite desta quarta-feira (14/08). Já abertura ficou por conta da cantora e compositora Jô Borges, que é presença indispensável nos grandes eventos da cidade.
“É uma emoção muito grande estar mais uma vez em Maricá. Obrigado, Prefeitura, e obrigado aos meus fãs”, comentou Belo.
Com mais de 30 anos de carreira, o cantor subiu ao palco para apresentar um repertório que estava na boca do povo, dentre os sucessos, estavam “Desafio”, “Eternamente”, “Tua Boca”, “Intriga da Oposição”, “Pra Ver o Sol Brilhar”, “Reinventar”, “Incondicionalmente”, “Perfume”, “Nuvem”, “Derê”, “Vício”, entre outras.
Para Maria Clara, de 28 anos, o show foi lindo. “Me emocionei e cantei todas as músicas com a Jô e com o Belo”, comentou a jovem.
“Eu sou apaixonada pelo Belo e hoje estou imensamente feliz em poder assisti-lo gratuitamente”, disse a moradora de Inoã, Ana Beatriz Costa.
A programação, que é promovida pela Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Turismo e de Assuntos Religiosos, continua nesta quinta-feira (15/08) com shows da Eliana Ribeiro e da contora católica Karen Keldani.
Shows, missas e procissão
Ao contrário dos anos anteriores, toda a programação irá se concentrar no palco montado na praça central da cidade, com shows populares e católicos juntamente com a parte religiosa da festa. Neste setor, houve a novena na igreja matriz com cada dia dedicado a um tema exaltando a Virgem Maria, que aconteceu do dia 06 ao dia 14/08.
Nesta quinta- feira (15/08), a celebração começa uma alvorada festiva às 6 horas, seguida de quatro missas (às 7h, 9h, 11h e 17h) e a tradicional procissão pelas ruas do Centro, com a imagem de Nossa Senhora do Amparo e dos padroeiros das capelas. Logo depois, sobem ao palco as cantoras católicas Eliana Ribeiro e Karen Keldani.
Nos dias seguintes, o palco será dividido entre shows católicos e populares, sempre precedido de missas. No dia 16 (sexta-feira), as apresentações serão de Maurinho (20h), Fraternidade São João Paulo II (21h30) e Thiago Martins (23h). Já no sábado, dia 17, estarão no palco a banda Rosa de Saron (21h) e o cantor Vitor Kley (23h), encerrando a maratona.
Programação da Festa da Padroeira de Maricá:
Palco da Praça Orlando de Barros Pimentel, Centro
15/08 – Quinta-feira
19h30 – Eliana Ribeiro
21h30 – Karen Keldani
16/08 – Sexta-feira
20h – Maurinho
21h30 – Fraternidade São João Paulo II
23h – Thiago Martins
17/08 – Sábado
19h – Bruna Mandz
20h30 – Banda Rosa de Saron
23h – Vitor Kley
Esquema operacional para a Festa da Padroeira
A Prefeitura de Maricá, preparou uma operação especial para os moradores e visitantes aproveitarem a Festa da Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Amparo, que acontece ao longo desta semana na Praça Orlando de Barros Pimentel, em frente à Igreja Matriz, no Centro.
De acordo com a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária (Sectran) alguns desvios serão realizados de quarta-feira (14/08) até segunda-feira (19/08) das 17h até o término do evento.
Os condutores que utilizarem a Av. Vereador Sabino da Costa, principal entrada da cidade, seguirão normalmente pela Rua Barão de Inoã até à Av. Antônio Vieira Sobrinho. De lá, o acesso será feito pela Rua Fernando Henrique Assunção e pela Av. Prefeito Odenir Francisco da Costa, onde os motoristas optarão por seguir para o Boqueirão ou retornar na Rua Boaz Velasco e acessar a região central.
Ambulâncias, viaturas, ônibus e profissionais que trabalharão no evento também utilizarão a Av. Vereador Sabino da Costa e a Rua Barão de Inoã. No entanto, de lá, o acesso será desviado pela Rua Álvares de Castro, passando pela Rua Silvino Alves de Siqueira e chegando à Av. Nossa Senhora do Amparo.
A saída da cidade contará com um desvio na altura da Rua Pereira Neves. Os condutores deverão seguir pela Rua Adelaide Bezerra, acessando a Rua Coronel Bittencourt, a Rua Professor José Digiorgio e a Rua Carlos Rangel, em direção à Rua Ribeiro de Almeida, onde poderão optar por seguir em direção à Rua Abreu Sodré ou à Av. Roberto Silveira, no Flamengo.
Na Rua Alferes Gomes haverá inversão de sentido no fluxo viário das 6h de quarta-feira (14/08) às 6h de segunda-feira (19/08). Na Rua Carlos Rangel, a inversão será pontual, apenas na parte da noite, de acordo com a demanda.
Agentes da Secretaria de Trânsito realizam visitas aos estabelecimentos que serão impactados desde o início da semana, para alertar os proprietários sobre as alterações que poderão ser suspensas ou modificadas, de acordo com a avaliação do setor operacional.
Durante o período de festa, os ônibus serão direcionados à Rodoviária do Povo, no Centro, ficando proibidos de acessar o entorno do evento.
Segurança
A Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional atuará no local de festa de quarta-feira (14/08) à domingo (18/08). O trabalho das equipes contará com 325 profissionais, sendo 250 guardas municipais e 75 agentes, além do auxílio de 30 viaturas, sendo 26 carros e quatro motocicletas, além da base móvel da Guarda Municipal.
Foram disponibilizadas 95 vagas para policiais militares e oficiais de supervisão que fazem parte do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Os agentes terão o apoio de 25 viaturas e 10 moto patrulhas.
No Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), 30 agentes estarão atentos às 12 câmeras de Circuito Fechado de Televisão (CFTV) localizadas na Praça Orlando de Barros Pimentel e no entorno do evento, essenciais para o monitoramento urbano.
Garrafas de vidro estão proibidas
A Coordenadoria de Posturas do 1º e 2º distritos vai atuar de forma educativa e preventiva para coibir o uso de garrafas de vidro, que podem ocasionar riscos para os frequentadores dos shows. A ação contará com três fiscais e 180 profissionais, entre 130 apoios e 50 agentes, distribuídos pelo local.
Cerca de cinco mil recipientes de plástico serão disponibilizados para as equipes realizarem a troca nas barreiras que serão montadas ao longo do evento.
Assistência Social
Profissionais da Secretaria de Assistência Social atuarão na distribuição de 15 mil pulseirinhas para a identificação de crianças e adolescentes de quarta à domingo.
Equipes do Conselho Tutelar também estarão de plantão, circulando pelo evento. Além disso, a população poderá denunciar qualquer tipo de violência ou violação dos direitos das crianças e adolescentes pelos telefones: (21) 96675-3536 do Conselho Tutelar 1, que atende o Centro e Ponta Negra; (21) 99195-5496 e (21) 96675-2463 do Conselho Tutelar 2, responsável por Itaipuaçu e Inoã.
Ônibus gratuito
Além dos horários regulares das linhas, a Empresa Pública de Transportes (EPT) vai reforçar a frota para o evento de quarta-feira (14/08) até sábado (17/08). Haverá horários extras em 13 linhas de ônibus.
São elas: E01 (Centro X Ponta Negra via Manoel Ribeiro), E02 (Centro X Ponta Negra via Cordeirinho), E05 (Centro X Lagarto), E06 (Centro X Espraiado), E07 (Centro x Caxito via Alecrim), E08 (Centro x Jacaroá via Bairro da Amizade), E09 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro), E10 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro) e E13 (Centro X Parque Nanci via Itapeba), E14 (Centro X Jaconé via Beira Mar), E15 (Centro X Retiro via Cova da Onça) e E17 (Centro X Condado via Marquês).
Horários extras
E01 (Centro X Ponta Negra via Manoel Ribeiro) – 00h40/ 1h /1h40
*E02 (Centro X Ponta Negra via Cordeirinho) * – 00h30/ 1h10/ 1h30/ 1h30/ 1h50/ 2h10
E05 (Centro X Lagarto) – 00h30/ 1h/ 1h30/ 2h
E06 (Centro X Espraiado) – 1h15
E07 (Centro x Caxito via Alecrim) – 00h50/ 1h50
E08 (Centro x Jacaroá via Bairro da Amizade) – 00h40/ 1h40
E09 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro) – 1h20
E10 (Centro x Bambuí via Manoel Ribeiro) – 00h50/ 2h10
E13 (Centro X Parque Nanci via Itapeba) – 00h30/ 1h/ 1h30
E14 (Centro X Jaconé via Beira Mar) – 1h20
E15 (Centro X Retiro via Cova da Onça) – 00h50/ 1h50
E17 (Centro X Condado via Marquês) – 1h
Bicicletas vermelhinhas
O funcionamento da estação 9 (Praça Orlando de Barros Pimentel) de bicicletas vermelhinhas será suspenso de quarta-feira (14/08) até domingo (18/08). O serviço será normalizado na segunda-feira (19/08). A medida será adotada devido ao grande fluxo de pessoas que estarão circulando no Centro, onde acontecem os shows e tem como objetivo oferecer segurança e garantir a mobilidade de pedestres.
Veja também: Alunos de Maricá conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e nos acompanhe nas redes sociais.