Tanguá promove caminhada pela conscientização do câncer de mama

às
_MG_8385
Foto: Tiers Rangel

Pelo segundo ano, a Prefeitura de Tanguá, através da Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã desta quarta-feira (23), a Caminhada da Conscientização. Mulheres e homens percorreram do Centro da cidade até a Casa Rosa, em prol da campanha internacional do Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além disso, leia também:

Torcedores do Peñarol se envolvem em confronto com a PM na orla do Rio 

Em Tanguá, o local de referência para a saúde da mulher é a Casa Rosa, inaugurada na gestão do prefeito Rodrigo Medeiros. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, depois dela, o diagnóstico do câncer na cidade, passou a ser feito em menos tempo, o que é motivo de orgulho para a gestão.

“Há dois anos e nove meses a gente estava aqui inaugurando essa casa linda (Casa Rosa) para vocês. Tanguá tinha uma realidade diferente de hoje, a mulher demorava mais de um ano para ter o diagnóstico de câncer de mama. Hoje, ela vem na Casa Rosa, encontra o mastologista, faz os exames necessários, como as ultrassonografias, a mamografia, faz a biópsia e, as vezes, em menos de um mês ela tem o diagnóstico. Isso faz muita diferença, porque o tempo, o diagnóstico precoce para essa doença, é fundamental”, lembra o secretário.

A diretora da Casa Rosa, Graciele Pires, alerta que o câncer de mama também acomete os homens. “O câncer de mama também está no homem, então eles também precisam fazer o mesmo procedimento que a mulher. Desde que a mamografia passou a ser feita aqui no município, já fizemos mais de dois mil exames”.

Além da Casa Rosa, os moradores de Tanguá também podem procurar os postos de saúde para marcar a mamografia ou uma avaliação médica.

Foto: Tiers Rangel
Tanguá. A Prefeitura de Tanguá promoveu a Caminhada da Conscientização do Outubro Rosa, para lembrar sobre o câncer de mama.
Foto: Tiers Rangel

Outubro Rosa

O câncer de mama e o câncer do colo do útero são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Mas o câncer de mama não acomete somente mulher, homens também devem realizar exames para o diagnóstico da doença. Para isso, os especialistas alertam que todos devem fazer o autoexame e procurar um médico se notar algum caroço na região do peito.

A campanha Outubro Rosa é internacional, criada na década de 90, e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Mais de 1,8 milhão de empresas do Simples Nacional foram notificadas pela Receita Federal para regularizar suas dívidas
às
previsão de pancadas de chuvas isoladas. Nesta quarta-feira (23), os cariocas puderam aproveitar a manhã de calor na Praia do Flamengo
às
O dono de uma pizzaria em Düsseldorf, na Alemanha, foi preso por vender cocaína como acompanhamento. Os clientes interessados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias