Pelo segundo ano, a Prefeitura de Tanguá, através da Secretaria de Saúde, promoveu, na manhã desta quarta-feira (23), a Caminhada da Conscientização. Mulheres e homens percorreram do Centro da cidade até a Casa Rosa, em prol da campanha internacional do Outubro Rosa, que busca conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além disso, leia também:
Torcedores do Peñarol se envolvem em confronto com a PM na orla do Rio
Em Tanguá, o local de referência para a saúde da mulher é a Casa Rosa, inaugurada na gestão do prefeito Rodrigo Medeiros. Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Lopes, depois dela, o diagnóstico do câncer na cidade, passou a ser feito em menos tempo, o que é motivo de orgulho para a gestão.
“Há dois anos e nove meses a gente estava aqui inaugurando essa casa linda (Casa Rosa) para vocês. Tanguá tinha uma realidade diferente de hoje, a mulher demorava mais de um ano para ter o diagnóstico de câncer de mama. Hoje, ela vem na Casa Rosa, encontra o mastologista, faz os exames necessários, como as ultrassonografias, a mamografia, faz a biópsia e, as vezes, em menos de um mês ela tem o diagnóstico. Isso faz muita diferença, porque o tempo, o diagnóstico precoce para essa doença, é fundamental”, lembra o secretário.
A diretora da Casa Rosa, Graciele Pires, alerta que o câncer de mama também acomete os homens. “O câncer de mama também está no homem, então eles também precisam fazer o mesmo procedimento que a mulher. Desde que a mamografia passou a ser feita aqui no município, já fizemos mais de dois mil exames”.
Além da Casa Rosa, os moradores de Tanguá também podem procurar os postos de saúde para marcar a mamografia ou uma avaliação médica.
Outubro Rosa
O câncer de mama e o câncer do colo do útero são dois dos tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Mas o câncer de mama não acomete somente mulher, homens também devem realizar exames para o diagnóstico da doença. Para isso, os especialistas alertam que todos devem fazer o autoexame e procurar um médico se notar algum caroço na região do peito.
A campanha Outubro Rosa é internacional, criada na década de 90, e tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.
Por Lívia Louzada