Maricá retorna com a vacinação contra a Covid-19

às
Foto Anselmo Mourão
Foto: Anselmo Mourão

Crianças e adultos podem receber a vacina XBB, do laboratório Moderna, em locais de imunização divididos por faixa etária

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, retoma nesta terça-feira (05/11) a vacinação contra a Covid-19 na cidade, após a chegada de novas doses, enviadas pelo Ministério da Saúde e entregues pela Secretaria de Estado de Saúde. Com isso, a população a partir de 12 anos pode receber a vacina XBB do laboratório Moderna de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, nas Unidades de Saúde da Família (USF) Central e Jardim Atlântico. Esse público também pode se vacinar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 16h, nas USF Marinelândia e Chácara de Inoã, assim como na USF São José 2, das 9h às 18h.

Veja: Novas regras da Caixa para financiamento de imóveis entram em vigor

A aplicação da vacina em crianças também retorna na cidade. Os pequenos com idade até 11 anos podem se proteger contra a Covid-19 às segundas-feiras, das 9h às 18h, na USF Barroco, às terças-feiras, das 9h às 18h, na USF Inoã II, às quintas-feiras, das 9h às 16h, na USF Elenir Umbelino de Mello (no Flamengo), e às sextas-feiras na USF Bambuí, no mesmo horário. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade e caderneta de vacinação (caso tenha).

Atualmente, a vacina XBB, versão atualizada do laboratório Moderna, está liberada para a população em geral, com idade a partir de seis meses, fortalecendo a proteção coletiva às formas da doença com circulação frequente no país. O esquema vacinal é em dose única, respeitando o intervalo mínimo de três meses da última vacinação contra a Covid-19.

Maricá retorna com a vacinação contra a Covid-19
Maricá retorna com a vacinação contra a Covid-19 Foto: Anselmo Mourão

A imunização também abrange os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, que possuem um esquema vacinal diferenciado, para aumentar a proteção entre os públicos de risco mais elevado para desenvolverem quadros graves da Covid-19. Por essa razão, a vacina é aplicada semestralmente em pessoas com 60 anos ou mais; imunocomprometidos (com imunidade baixa) a partir de 5 anos; além de gestantes e puérperas.

Siga o jornal e fique bem informado, clique aqui!

A vacinação é anual para trabalhadores de saúde; pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores; àquelas com comorbidades ou deficiência permanente; indígenas, quilombolas e ribeirinhos; população privada de liberdade e funcionários desse sistema; adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas; assim como pessoas em situação de rua.

Locais de vacinação contra a Covid-19

Pessoas a partir de 12 anos (adolescentes, adultos e idosos)

Segunda a sexta-feira

– USF Central: Rua Clímaco Pereira, 375, Centro. (9h às 18h)
– USF Jardim Atlântico: Rua 36 (esquina com a Rua 53), lote 01, quadra 206, Itaipuaçu. (9h às 18h)

Segundas, quartas e sextas-feiras

– USF São José 2: Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí. (9h às 18h)
– USF Marinelândia: R. Nove, 8, loteamento Marinelândia, Cordeirinho. (9h às 16h)
– USF Chácara de Inoã: Rodovia Amaral Peixoto, km 16, ao lado do Polo Mania. (9h às 16h)

 Crianças de seis meses a 11 anos

– Segundas-feiras: USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 02), lote 13, quadra 04, casa 02, Itaipuaçu. (9h às 18h)
– Terças-feiras: USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n (ao lado do DPO). (9h às 18h)
– Quintas-feiras: USF Elenir Umbelino de Mello (Flamengo) – Rua Ary Spíndola, quadra A, lote 352, Flamengo. (9h às 16h)
– Sextas-feiras: USF Bambuí – Av. do Contorno, s/n. (9h às 16h)

Veja também

Profissionais concluíram a migração de jornada, alterando a carga horária de 18 para 30 horas semanais.
às
No Rio de Janeiro, o combustível, comercializado em média por R$ 4,80, se manteve estável em relação a novembro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias