Na última quinta-feira (1), as cidades de Rio de Janeiro e Niterói oficializaram a candidatura à Organização Desportiva Pan-Americana (Panam Sports) para sediarem os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos em 2031. A proposta pretende aproveitar arenas já existentes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, com um orçamento de cerca de mais de R$600 milhões. A cidade concorrente para sediar os Jogos é Assunção, capital do Paraguai. A definição da sede será anunciada em agosto deste ano.
Entre os locais previstos na proposta estão Parque Aquático Maria Lenk, o Parque Olímpico da Barra e outras arenas já consolidadas, além de um orçamento de aproximadamente R$667,5 milhões. A expectativa é que a Vila Pan-Americana seja construída próximo ao Porto Maravilha.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou que pretende que os Jogos sejam destaque em todo o continente. “Queremos aprender com todas as nações das Américas, ouvir sugestões e compartilhar conhecimentos. Dessa maneira, organizaremos Jogos grandiosos não só para os cariocas e para o povo brasileiro, mas também para todo o continente”.
A definição da sede será feita por 41 Comitês Olímpicos Nacionais que compõem o colégio eleitoral da Panam Sports, somando 53 votos. O resultado deve ser anunciado em agosto deste ano.
Leia também: Lona na Lua Tanguá desenvolve novo projeto
*Com informações da CNN.
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.
[…] Leia também: RJ e Niterói oficializam candidatura para sediarem o Pan 2031 […]