Aposentados terão que passar o fim de ano sem o 14° salário

às

Ao que tudo indica, o 14° salário dos aposentados e pensionistas do INSS não sairá neste mês de dezembro e em nenhum outro. A medida, que visava ajudar as famílias nesse fim de ano, não saiu do papel.

A ideia do 14° salário surgiu com o projeto de lei 3.657/2020, do senador Paulo Paim (PT-RS), criado em julho, após a liberação do 13° salário dos beneficiários do INSS em duas parcelas em abril e junho deste ano, por causa da pandemia. A medida de adiantamento do 13° salário foi feita com o objetivo de ajudar aqueles que passavam por uma crise financeira no isolamento.

O projeto de lei de Paulo Paim foi criado por iniciativa popular e afirma que, no ano de 2020, o abono anual dos segurados e dependentes do RGPS (Regime Geral de Previdência Social) dobre. Com isso, seria possível criar um 14° salário emergencial para aqueles que recebem benefícios do INSS, sejam auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por morte e, claro, aposentadoria.

O valor do 14° salário ainda retornaria de forma rápida para o comércio neste fim de ano, considerando as festas e a época de comprar presentes, por isso, poderia fazer bem economicamente. No entanto, o projeto não mostra de onde viria esse dinheiro e os gastos públicos do governo este ano, contando com auxílio emergencial e outras despesas, se somou a R$ 275 bilhões, sendo o valor considerado um terço da economia da reforma da Previdência. Além disso, mais R$ 200 bilhões foram direcionados para o pacote de manutenção do emprego e renda.

O projeto do candidato do PT ainda não foi votado pelo Congresso, no entanto, é difícil que ele seja votado e aprovado até o Natal. Por isso, os beneficiários do INSS terão que se contentar com seu salário do mês, no valor normal mesmo.

Veja também

Quase cinco mil pessoas estiveram presentes na Praça Fonseca Portela, segundo a secretaria de Cultura
às
Com a aprovação da lei, algumas localidades não foram reconhecidas como bairro. Confira abaixo.
às
Raça foi denominada de galinha-anã pelo Guinness World Records
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias