Dia de atividades físicas, serviços gratuitos e muita informação para a população. A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), em parceria com a Fundação Leão XIII, realizou uma edição especial do CRAS Itinerante, em Nova Cidade, neste sábado (30/09). O evento contou com a participação de dezenas de famílias.
Durante a iniciativa, foram oferecidos de forma gratuita para a população os serviços de isenção de RG; 2ª via de certidão de casamento e certidão de óbito; consultoria sobre o Vale Social, como cartão de estacionamento e cartão do Autista; cadastro, recadastro e atualização do Cadastro Único (CadÚnico), principal porta de entrada para programas sociais, como Bolsa Família, demais benefícios ofertados pelo Governo Federal e serviços da Política de Assistência Social.
Presente na iniciativa, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, ressaltou a importância da iniciativa para a população de Nova Cidade e região.
“O nosso objetivo com o CRAS Itinerante é levar os serviços para os moradores da nossa cidade. E nas edições realizadas aos sábados, trazemos o morador que trabalha durante a semana para o acesso aos serviços. Além disso, essa edição especial contou com várias atividades de lazer e o evento foi um sucesso”, disse o secretário.
O evento contou ainda com palestras sobre Setembro Amarelo e Combate a Dependência Química, além de cortes gratuitos de barbeiro, design de sobrancelha, trancista, maquiagem, atividades esportivas, recreação infantil, aula de zumba, ginástica, judô, capoeira, muay thai, taekwondo, entre outras atividades.
O coordenador do Pólo de Articulação Regional Baixada Litorânea II da Fundação Leão XIII, Tiago Bitesnik, afirmou que a iniciativa traz cidadania e dignidade para a população.
“Eventos como esse são de fundamental importância para trazer mais dignidade e informação para a população. Aliado aos serviços, trazemos a prática do esporte, que é ferramenta essencial para o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. Nessa parceria entre a Fundação Leão XIII e a Prefeitura de Itaboraí, quem sai ganhando é a população”, concluiu Tiago.
Quem aproveitou para se atualizar sobre o CadÚnico foi a costureira Nilceleia Carvalho, de 58 anos.
“Estava para ver a questão do Cadastro Único há bastante tempo e hoje consegui me atualizar sobre o que eu precisava fazer. É bom ter esses serviços perto da gente, nossa vida é muito corrida e às vezes não conseguimos fazer tudo que a gente tem direito”, disse a moradora de Nova Cidade.