Detran.RJ simplifica serviços essenciais de Identidade, CNH e de veículos

às
detran
Para melhorar o atendimento aos cidadãos, o Detran.RJ promoveu, nos últimos meses, uma série de simplificações nos acessos a seus serviços. Já é possível obter a segunda via da carteira de identidade de forma simplificada, pela internet, e também a segunda via e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O licenciamento anual de veículos também já é 100% digital.

“Com a digitalização, o Detran.RJ vem tornando alguns serviços essenciais muito mais rápidos e acessíveis aos usuários. Melhorar a qualidade do atendimento sempre é uma das nossas principais metas”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

A seguir, veja como proceder para realizar cada um desses serviços de forma simplificada e virtual, sem precisar agendar atendimento nos postos do Detran.RJ:

1 – SEGUNDA VIA DA CNH

Desde outubro de 2022, a solicitação simplificada da segunda via de carteira de habilitação pode ser feita pelo Posto Digital Detran.RJ, no site do departamento (www.detran.rj.gov.br), eliminando a necessidade de o usuário agendar o atendimento presencial. O cidadão só precisa comparecer ao posto do Detran de sua escolha na hora de receber o novo documento.

Para que o pedido de segunda via possa ser feito pelo Posto Digital, o usuário não poderá fazer qualquer mudança de dados cadastrais em sua CNH. O sistema do Detran vai aproveitar a foto e os dados biométricos registrados no órgão. Se quiser fazer alteração de dados, o usuário vai precisar comparecer a um posto.

Para acessar o Posto Digital, no site do Detran, o usuário precisa ter cadastro no portal gov.br, do Governo Federal. Com o login e senha do gov.br, o usuário se conecta ao sistema do Detran para solicitar o documento, após o pagamento do Duda de segunda via (código 214-3).

2 – RENOVAÇÃO DA HABILITAÇÃO SIMPLIFICADA

Desde julho de 2022, os usuários podem requerer a renovação de sua CNH pelo Posto Digital, no site do Detran.RJ. A diferença é que, neste caso, eles só terão de comparecer aos postos, sem necessidade de agendamento, para tirar uma nova foto e fornecer as impressões digitais -e, depois, para pegar o documento.

O usuário poderá escolher qualquer unidade do Detran para fazer a fotografia e a biometria. O atendimento é por ordem de chegada. Pelo Posto Digital, o usuário receberá o endereço da cínica médica onde fará o exame de aptidão física e mental, ao mesmo tempo em que vai indicar a unidade do Detran.RJ onde quer pegar a sua nova CNH. Usando este serviço, o usuário fica desobrigado da necessidade de fazer agendamento prévio.

Só podem optar pela renovação simplificada os usuários que não quiserem fazer alteração de dados da carteira anterior, ou apenas incluir a informação de atividade remunerada. Qualquer alteração além desta exigirá o agendamento prévio do serviço em um posto do Detran.RJ.

3 – SEGUNDA VIA DO RG SIMPLIFICADA

Desde março de 2022, o Detran.RJ está simplificando o processo de solicitação de segundas vias de carteira de identidade. Quem teve carteiras impressas a partir de abril de 2019  poderá requerer a segunda via pelo site do Detran.RJ, sem necessidade de agendar atendimento nos postos. Com isso, o usuário precisará comparecer apenas uma vez ao Detran, ou seja, no dia em que for pegar o documento de identidade.

O novo método não permite a troca de dados biométricos e a mudança de estado civil. Há apenas a possibilidade de alteração de endereço ou telefone. Se a primeira via da carteira tiver sido impressa antes de abril de 2019, o usuário precisará ir ao posto. O serviço simplificado é realizado após o pagamento do Duda de segunda via (código 500-2) no Bradesco. No site, o usuário vai indicar o posto onde quer pegar a carteira.

3 – APLICATIVO IDENTIDADE DIGITAL RJ

Em 2021, o Detran.RJ lançou o app Identidade Digital RJ, passando a oferecer o RG no telefone celular, com validade em todo o território nacional. O aplicativo está disponível nas principais plataformas digitais – Android e IOS -, oferecendo mais praticidade para quem precisa usar o documento no dia a dia.

A Identidade Digital RJ também só está disponível para quem tem a carteira de identidade emitida a partir de abril de 2019. Esses documentos possuem um QR Code na parte interna para validação da versão digital.

4 – APLICATIVO POSTO DIGITAL DETRAN.RJ

Desde o mês passado, o Posto Digital Detran.RJ, um dos principais serviços lançados pelo Detran em seu processo de transformação digital, está disponível também pelo telefone celular. O aplicativo do Posto Digital pode ser baixado gratuitamente nas plataformas digitais Android e IOS, oferecendo ao usuário a possibilidade de solicitar pelo celular os serviços de habilitação mencionados acima, além de permitir a consulta de dados sobre o veículo e a pontuação de multas de trânsito, por exemplo.

Pelo Posto Digital, o usuário pode acessar sua carteira de habilitação digital, válida em todo o território nacional. Pode também baixar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e), como é chamado o documento de licenciamento anual. Outro serviço disponível é a transferência eletrônica da propriedade do automóvel, além da consulta aos débitos do veículo com IPVA e taxas.

O Posto Digital Detran.RJ também pode ser encontrado no site do Detran.RJ, num aba do menu principal, no alto da capa do site. Lembrando que para acessá-lo é preciso ter cadastro no portal gov.br.

5 – LICENCIAMENTO DIGITAL

Além dos serviços do Detran.RJ citados acima, vale ressaltar que o licenciamento anual de veículos atualmente é 100% digital. Basta pagar a Guia de Regularização de Taxas (GRT), obtida no site do Bradesco. Após a compensação, o usuário está apto a acessar o documento digital, chamado de CRLV-e, que pode ser impresso em papel A4. O documento é disponibilizado no Posto Digital do Detran.RJ (encontrado no site ou no aplicativo), e também no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Alguns motivos impedem que o documento de licenciamento anual seja gerado e se torne acessível para os usuários. Veículos a gás, por exemplo, precisam fazer vistoria do GNV. O veículo também não pode ter restrição administrativa ou judicial que impeça o licenciamento.

Veja também

As companhias aéreas Azul e Gol anunciaram, nesta quinta-feira (23), acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas
às
Cerca de 200 ciclistas deverão participar do GP das Montanhas de ciclismo que acontece neste domingo, dia 26 de maio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias