Dia da Piscicultura em Rio Bonito tem curso e palestras ligadas ao manejo e comercialização de peixe

às
2

A secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico promove nos dias 21 e 22 de junho, o “Dia da Piscicultura” destinado aos produtores rurais e interessados em desenvolver a atividade no município. No primeiro dia do encontro, que acontece no Parque de Exposição localizado no bairro Prainha, na Via Lagos, vai contar com um ciclo de palestras que irão abordar temas voltados para o manejo e a comercialização de peixe, com a participação de palestrantes de vários setores da sociedade e representantes dos governos municipal e estadual, entre outros (programação completa em anexo).

No dia 22 de junho acontece o curso de Aquaponia, sistema de cultivo que une a Piscicultura (cultivo de peixes) e a Hidroponia (cultivos de plantas sem o uso de solo, com as raízes submersas na água), no mesmo local, também aberto ao público.

O Dia da Piscicultura é a culminância dos cursos que a prefeitura de Rio Bonito fez realizando no município (confira o link: Segue o link original: https://globoplay.globo.com/v/11651932/

Na edição anterior, o evento contou com a presença de representes de vários municípios da região, como Casimiro de Abreu, Cachoeiras de Macacu, Magé, Maricá, Mangaratiba, Duque de Caxias, Itaboraí, Tanguá, Saquarema, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Silva Jardim e Rio de Janeiro.

Durante o Dia da Piscicultura também serão abordados temas ligados ao Licenciamento ambiental, linhas de crédito, escolha de terreno e a construção de tanques, nutrição e manejo alimentar dos peixes, qualidade da água e espaçamento do pescado, comercialização e boas práticas no preparo do pescado.

O prefeito Leandro Netto, que é um entusiasta do segmento, afirmou que vem trabalhando pelo crescimento do setor. Segundo ele, a secretaria de Agricultura vem investindo na piscicultura que é uma atividade produtiva rica, extensa e com impacto positivo na economia, pois gera emprego e renda, além de movimentar diretamente o setor rural.

“O Dia da Piscicultura foi uma das muitas iniciativas que criamos em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, para incentivar a produção de tilápia no município. Essa é uma atividade econômica muito importante que vem crescendo no Brasil, e vem incentivando o agronegócio e garantindo emprego e renda para muitos moradores do município”, afirma o prefeito.

Confira a programação completa do Dia da Piscicultura:

Dia 21 de junho de 2023
Local: Parque de Exposições
7h30 horas – Credenciamento
8h30 horas – Abertura
09 horas – Tema: Introdução de Políticas Públicas a Piscicultura/ Cadastro da Agricultura Familiar
Palestrante: Henrique Rhamnusia de Lima (FIPERJ)/ Licinio Louzada (EMATER)
10 horas – Tema: Outorga e Licenciamento Ambiental.
Palestrante: Carlos Henrique Teles Tibáu (INEA)
11 horas – Tema: Introdução à Agricultura Sintrópica, agricultura e piscicultura
Palestrante: André Räbel (sitiante, agricultor sintrópico há 3 anos. Formação em permacultura, Agricultura Sintrópica, filosofia e mestrando em ecoturismo e conservação pela UNIRIO)
12:30 horas – Almoço (por adesão no local)
13:30 horas – Tema: Regularização junto a Defesa Agropecuária
Palestrante: Giovana Ribeiro (Núcleo de Defesa Agropecuária)
14 horas – Tema: Produção de Peixes com eficiência – Custo de Produção na Tilapicultura
Palestrante: Sérgio Malavazi – Alisul Alimentos SA. Maringá – PR
16 horas – Tema: Boas Práticas de Produção
Palestrante: Henrique Rhamnusia de Lima (Fiperj).
17 horas – Mesa Redonda com convidados especiais
Temas:
• Tilapicultura hoje no Rio de Janeiro
• Custo de Produção
• Regularização
• Eco Turismo

Dia 22 de junho de 2023
Local: Parque de Exposições
Curso de Aquaponia Inscrições pelo link: https://forms.gle/CuhAG3nobGBJue8S6 /vagas limitadas
Ministrado por Filipi Soares (FIPERJ)
08 horas – Credenciamento/Café
09 horas – Curso de Aquaponia
12 horas – Almoço
13:30 horas – Curso de Aquaponia
16 horas – Encerramento do curso
16 horas – Leilão

Veja também

De autoria da vereadora Luciana Boiteux (Psol), a implementação da lei que determina a oferta de leite materno em creches
às
por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), disponibilizará ônibus extras para Itaipuaçu neste domingo (06/10)
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias