Fiocruz inaugura unidade para processar 15 mil testes de covid19 por dia

às

A nova Unidade de Apoio Diagnóstico da Covid-19 foi instalada na sede da Fiocruz, em Manguinhos, Zona Norte da capital fluminense. Com capacidade para processar até 15 mil exames de coronavírus por dia. Ela teve sua estrutura e equipamentos financiados pela iniciativa Todos pela Saúde e sua operação será custeada pelo Ministério da Saúde.

Outra Unidade de Apoio será inaugurada pela instituição no Ceará, podendo executar diariamente até 10 mil testes moleculares por dia. A previsão é que a unidade cearense comece a operar ainda em agosto.

De acordo com a Fiocruz, as novas instalações do Rio de Janeiro e do Ceará foram construídas com plantas semelhantes e ocupam uma área de aproximadamente 2,3 mil m2, cada uma. Equipadas com plataformas que utilizam a metodologia de PCR em tempo real, elas têm potencial para funcionar em tempo integral, sete dias por semana.

A expectativa é que mais de 350 profissionais, incluindo biologistas e técnicos de laboratório capacitados, se revezem em três turnos de trabalho para processar as amostras que são encaminhadas pelo Ministério da Saúde.

“Sabemos o quanto a testagem em massa é importante não apenas do ponto de vista clínico, mas também no que tange a implementação das medidas de controle da pandemia e da dinâmica social. O início da operação dessas novas unidades consolida o esforço da Fiocruz de um lado na produção dos testes e, do outro, no processamento das amostras”, disse o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Aurélio Krieger.

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias