Formação Continuada ensina novas práticas pedagógicas para profissionais da educação em Rio Bonito

às

“Cadê a brincadeira que estava aqui?” foi o tema da Formação Continuada promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Rio Bonito que reuniu professores do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental, na última quinta-feira (29), no Centro Administrativo da prefeitura, na Praça Cruzeiro. O Departamento de Ensino da Secretaria de Educação usou jogos e brincadeiras antigas, atividades que conseguem fazer tanto crianças quanto adultos se divertirem sem precisar de muito esforço, para ensinar e praticar novas práticas pedagógicas.

As atividades lúdicas são muito usadas na Educação Infantil e nos aos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino e a aprendizagem das crianças, mostrando como funciona o mundo e suas relações, além de auxiliar no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo dos pequenos. Segundo a professora de Educação Física, Fernanda Leão, que comandou as dinâmicas de grupo, o objetivo dessa formação continuada é resgatar a possibilidade de promover interações mais criativas na escola e na família, utilizando jogos e brincadeiras antigas.

“Com a mudança oriunda da globalização, a industrialização, os avanços da modernidade, a tecnologia trouxe muitas opções de brinquedos que não exigem o esforço criativo das crianças, pois elas já encontram tudo pronto, diferente do que acontecia com os jogos e brincadeiras antigas, que exigia mais interação e criatividade delas”, afirma a professora Fernanda Leão.

As brincadeiras podem ser aproveitadas em momentos de vivências pedagógicas na escola e também para as famílias se distraírem com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão e compartilhando diversas possibilidades de brincar sem precisar gastar dinheiro.

Criatividade – Essas interações entre professor e o aluno ajudam na compreensão do comportamento em equipe e na competitividade saudável entre os participantes. As crianças assimilam diferentes linguagens e pensam a respeito de suas ações, começam a entender o motivo para a existência de regras e tomam decisões baseadas nelas. Já para os adultos, o momento é relaxante, além de ser uma oportunidade de relembrar sua infância e auxiliar no desenvolvimento das crianças que estão participando do jogo.

 

Veja também

Esta será a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul.
às
Carlos Edmilson da Silva saiu nesta quinta-feira (16) de prisão em Itaí.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias