Itaboraí comemora aniversário com desfile cívico na Avenida 22 de Maio

às
WhatsApp Image 2023-05-22 at 16.50.54

Cerca de cinco mil alunos de Itaboraí estiveram presentes no desfile cívico em comemoração aos 190 anos de emancipação político-administrativa na manhã desta segunda-feira (22). Depois de vários anos, o evento voltou à principal rua da cidade, a Avenida 22 de Maio com o tema ‘Itaboraí, cidade leitora’.

Participaram do desfile cerca de três mil alunos que representaram as 95 escolas municipais e unidades administradas pela Prefeitura, como a Clínica Escola do Autista, e mais cerca de dois mil alunos de instituições privadas e estaduais de Itaboraí. As tradicionais bandas marciais também marcaram presença no desfile, representadas por bandar de algumas escolas municipais, bandas convidadas e ainda a banda da Guarda Municipal.

O secretário de Educação, Mauricílio Rodrigues explicou que o tema do desfile desse ano é um desdobramento do projeto pedagógico do ano passado.

“Esse tema é um desdobramento do projeto que realizamos no ano passado, que era ‘alfabetizar para transformar’, que prima pela leitura, pela cultura e pelo desenvolvimento do aluno em cada momento do ensino. Cada unidade desenvolve a sua temática, mas sempre com o objetivo de desenvolver a leitura de uma maneira geral”, pontuou.

Quem acompanhou o desfile de perto com o casal de filhos, foi a fisioterapeuta Juliana Marins, que elogiou o que viu e destacou a importância da participação infantil.

“É a primeira vez que eles vêm ao desfile cívico em Itaboraí e estão gostando muito. Trouxe eles porque isso é cultura, é muito importante as crianças participarem do desenvolvimento da cidade e hoje está muito lindo o desfile com diversas escolas”.

O prefeito Marcelo Delaroli também destacou a importância de manter a tradição do desfile na cidade.

“Importante a gente manter o desfile cívico, pois traz as famílias de volta, nossas crianças desfilando, acho isso fundamental”, disse o prefeito citando a transformação pela qual a cidade passa.

 

 

Fotos e reportagem: Lívia Louzada

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias