A Olimpíada da Região dos Lagos de Foguetes (ORLAFOG), promovida pela equipe de foguetes experimentais IF Rockets do Instituto Federal Fluminense (IFF) campus Cabo Frio, trouxe visibilidade para a participação de jovens talentos de Itaboraí. Com o objetivo de estimular o interesse pela ciência espacial, o evento reuniu alunos e professores de todo o estado do Rio de Janeiro em uma competição de alto nível.
Representando o município de Itaboraí e o Espaço de Atendimento Multidisciplinar em Educação e Saúde (AMES), as equipes locais participaram da ORLAFOG, orientadas pelo professor Carlos Alexandre Ribeiro Dorte, professor de Biologia/Ciências. O Espaço AMES é gratuito e oferece oficinas pedagógicas, suporte educacional e terapias, promovendo a inclusão e desenvolvimento de estudantes com diversas necessidades de atenção especial, inclusive altas habilidades e superdotação.
A equipe Rocket and Stars, composta pelos alunos Isaac da Silva Barros Barbosa e Nathan Henrique Moraes Andrade, conquistou medalhas de ouro na categoria de Ensino Médio, alcançando a marca de 172 metros. Esse resultado garantiu à equipe o título de vice-campeã geral da competição, por terem obtido a segunda maior distancia de lançamento de foguetes.
Já a equipe Coragem, composta por Pedro Lucas Cardoso da Costa Rezende, Gabriel Marcondes Paes Marequito e Kaio Chagas Amarante Valentim, destacou-se na categoria de Ensino Fundamental e também trouxe medalhas de ouro para casa. Ambos os grupos foram treinados no Espaço AMES por meio de uma oficina de Astronomia e Astronáutica, conduzida pelo professor Carlos para alunos identificados com altas habilidades.
Durante a premiação, o professor Carlos celebrou o feito e ressaltou a importância do reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Espaço AMES.
“Dar visibilidade ao trabalho do AMES é essencial para que possamos valorizar a inclusão e o atendimento às crianças e adolescentes com altas habilidades e superdotação. Eventos como este mostram o quanto o incentivo ao desenvolvimento dessas habilidades pode gerar grandes conquistas e motivar outros jovens a seguirem o caminho da ciência”, afirmou Carlos.
Nathan, morador do bairro de Nova Cidade e integrante da equipe Rocket and Stars, tem 14 anos, está no nono ano do Ensino Fundamental e expressou o impacto da experiência para ele e seu colega de equipe.
“Esse foi um dia inesquecível para mim e para o Isaac. Conseguir representar Itaboraí e ainda ganhar medalhas foi uma emoção que não vamos esquecer”, complementou o jovem.
Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.