Mais de 20 mil moradores de Itaboraí passam a contar com água tratada em suas casas

às
1

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, participou da cerimônia de entrega da obra de aumento da oferta de água para o município, nesta quarta-feira (26/07), na sede da Águas do Rio, no Centro. Numa parceria da Prefeitura de Itaboraí com a Águas do Rio, serão beneficiados mais de 20 mil moradores de 11 bairros da cidade. No evento, também foram assinados o termo de permissão, para que a concessionária possa assumir as operações das três unidades de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs), localizadas nos bairros de São José, Cabuçu e Curuzu, levando saneamento básico para mais de 11,7 mil habitantes da região.

Além da entrega da licença ambiental de operação das ETEs e a assinatura da licença prévia para implantação da ETE Caceribu. O prefeito Marcelo Delaroli, acompanhado de sua esposa, Pâmela Delaroli, agradeceu a todas as autoridades presentes e destacou a importância desse grande passo para o município de Itaboraí. E ainda assumiu a responsabilidade de cobrar avanços para que mais pessoas sejam beneficiadas com água potável e possam viver com dignidade e respeito.

“Hoje é o dia que a gente dá o primeiro passo, tem muita coisa para avançar, principalmente no saneamento básico e no abastecimento de água, mas já é um grande passo. Eu queria fazer um pedido para a concessionária, que a gente avance de verdade, que possamos fazer um estudo e programação para levar água para outras localidade do município, mas que também possam olhar as contas que estão chegando nas casas das pessoas, que relatam o valor muito acima. Que possa ser realizado um estudo de perto, para ver o que tem acontecido, porque o povo de Itaboraí não pode sofrer e não tem tempo a perder. Por isso nós vamos olhar para frente, continuar a transformação e fazer de Itaboraí a melhor cidade do Rio de Janeiro e, se Deus quiser, a melhor cidade do Brasil”, disse Marcelo Delaroli, ao lado do deputado federal, Altineu Côrtes.

O deputado estadual Guilherme Delaroli reforçou esse grande passo para Itaboraí e solicitou que entregas como essa aconteçam mais vezes, em mais bairros do município e em todo o estado do Rio de Janeiro, que tanto necessita.

“A gente sabe que ainda é muito pouco, mas já é um grande passo, um grande avanço. Esse aumento de vazão irá beneficiar 20 mil moradores aqui em Itaboraí e já de antemão, como todos esperam, eu já vou pedir. A água está vindo por Porto das Caixas e eu espero que aumentem a oferta de água lá e também em Areal e Visconde, localidades que precisam muito e que não têm água. Eu quero agradecer a Águas do Rio e que possamos fazer uma programação que possa ser repassada para os moradores, para que eles possam saber quando irá chegar a água tratada em suas casas, assim trazendo mais dignidade para toda família”, afirmou o deputado, agradecendo ainda ao prefeito Marcelo Delaroli e vereadores do município, que trabalham incansavelmente em prol da população.

Agora, mais de 4 milhões de litros de água tratada por dia passaram a integrar o sistema de abastecimento da região central de Itaboraí, beneficiando 11 bairros do município, com mais saúde, dignidade e qualidade de vida. São eles: Centro, Ampliação, Nova Cidade, Rio Várzea, Outeiro das Pedras, Venda das Pedras, Quissamã, Vila Esperança, Sossego, Jardim Imperial e Nancilândia.

Captada em Cachoeira de Macacu, este volume de água passa a percorrer os 3,6 mil metros de extensão de uma nova adutora (tubulação de grande diâmetro), implantada pela empresa interligando os dois reservatórios no Centro de Itaboraí. Equipes técnicas também trabalharam nas melhorias desses reservatórios, de 600 m³ e 1.100 m³, para atender a nova demanda de água.

Segundo o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Freitas, esse avanço só foi possível por meio de muito estudo, trabalho e investimentos. Ressaltou que em apenas 1 ano e cinco meses que a concessionária está na cidade, aumentou em um quarto a produção e distribuição de água no município. E que a entrega de hoje permitirá colocar água na casa de mais 20 mil pessoas.

“O que a gente está fazendo hoje, talvez seja o primeiro movimento de trampolim de entregas muito maiores e sucessivas que vão acontecer daqui para frente. Esse investimento é interessante, porque ele começa da interligação de uma rede de água lá em Cachoeiras de Macacu e que estamos trazendo água até o centro de Itaboraí. Esse reservatório que antes recebia 600 m³, agora dobrou a capacidade, com uma média de 60 litros por segundo a mais, beneficiando 11 bairros e a nossa meta é chegar a 99% da população urbana atendida. Esses 99% porque estão no contrato, mas vamos brigar para chegar aos 100%. Já o saneamento básico é um trabalho em conjunto, da concessionária com a prefeitura, com os governos estadual e federal e os usuários. Cada um fazendo a sua parte, porque todos querem um ambiente e água de qualidade, e assim conseguimos chegar mais longe e atender a todos”, destacou Pedro Freitas, ao lado do diretor-executivo da Águas do Rio, Diógenes Lyra.

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias