Niterói terá bloco com pacientes da área de saúde mental

às

No Carnaval 2019, Niterói terá mais uma edição do bloco “Loucos Pela Vida”, cujos participantes são pacientes que sofrem com problemas de saúde mental. Nesta terça-feira (29), a rede de Saúde Mental, responsável pela organização do bloco, realizou o ensaio na Praça Leoni Ramos, no bairro Gragoatá, região central da cidade.

O enredo do “Loucos Pela Vida”, neste ano, é “Nise da Silveira, Uma História de Amor: Heroína da Resistência, Humana e Mulher”. Nise foi a psiquiatra pioneira no trato humanizado com os pacientes, utilizando da arte e da cultura como ferramentas fundamentais no tratamento.

De acordo com a organização, o bloco faz parte de uma lógica antimanicomial e de reinserção do paciente da Saúde Mental na sociedade. O objetivo é integrar profissionais e usuários. O samba deste ano foi composto em conjunto por Angela Carvalho, Paulo Fernando e Miguel Fonseca.

Angela e Paulo já têm experiência em compôr sambas para blocos com pacientes da saúde mental. Em 2018, eles apresentaram outro samba sobre Nise da Silveira, composto para o “Loucura Suburbana”, bloco da Saúde Mental que sai há 18 anos no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio.

O bloco “Loucos Pela Vida” desfila no dia 21 de fevereiro e sua concentração será às 15h, na Praça Araribóia. Ele virá acompanhado pela bateria do Mestre Batico (Bicho Solto) e do Mestre Careca (Império do Preventório). O desfile vai contar, ainda, com concurso de fantasia.

Segundo um dos organizadores do “Loucos Pela Vida”, Francisco Protasio, atividades recreativas como essas são essenciais para o tratamento dos pacientes. “A saúde tem que ser vista em seu sentido mais amplo, valorizando a ocupação dos espaços e levando ao exercício da cidadania”, disse.

Fonte: Jornal O São Gonçalo 

Veja também

Rio Bonito sedia a emocionante Taça Brasil de Ciclismo, que acontece entre os dias 14 e 16 de junho de 2024
às
A Prefeitura de Maricá segue com inscrições abertas para o Programa Corujinhas, que recebe alunos de 1 a 10 anos
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias