Obesidade pode prejudicar eficácia de vacina contra o novo coronavírus

às

A obesidade pode comprometer a eficácia de uma vacina contra o novo coronavírus, de acordo com especialistas ouvidos pela CNN norte-americana. E o quadro é preocupante nos Estados Unidos, onde atualmente uma grande parte da população está muito acima do peso.

A obesidade é conhecida por ser um fator de risco significativo para a morte por doenças cardiovasculares e câncer. Mas os cientistas no campo emergente do imunometabolismo estão descobrindo que a obesidade também interfere na resposta imune do corpo, colocando as pessoas obesas em maior risco de infecção por patógenos como influenza e o novo coronavírus.

No caso da gripe, a obesidade aparece como um fator que dificulta a vacinação de adultos contra infecções. A questão é se isso vale para a covid-19.

Um sistema imunológico saudável ativa e desativa a inflamação conforme necessário, chamando os glóbulos brancos e enviando proteínas para combater a infecção. As vacinas aproveitam essa resposta inflamatória.

Mas exames de sangue mostram que pessoas obesas e pessoas com fatores de risco metabólico relacionados, como pressão alta e níveis elevados de açúcar no sangue, experimentam um estado de inflamação leve crônica: a inflamação se ativa e permanece ativa.

O tecido adiposo — ou gordura — na barriga, fígado e outros órgãos não é inerte, contendo células especializadas que enviam moléculas, como o hormônio leptina, que os cientistas suspeitam induzir esse estado crônico de inflamação.

Enquanto os mecanismos biológicos exatos ainda estão sendo investigados, a inflamação crônica parece interferir na resposta imune às vacinas, possivelmente sujeitando as pessoas obesas a doenças evitáveis, mesmo após a vacinação.

 

Veja também

Dando sequências às comemorações pelos 191 anos de emancipação político-administrativa do município de Itaboraí
às
As competições do Maricá Skate Fest foram finalizadas no domingo (05/05) na arena montada em Itaipuaçu, cerca de 200 skatistas
às
A contagem regressiva para a inauguração das obras de reforma e ampliação da sede da Prefeitura de Tanguá já começou
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias