Obras na Rua Mem de Sá em Niterói serão concluídas no primeiro semestre

às
nikit

O prefeito de Niterói, Axel Grael, vistoriou nesta quarta-feira (08) as obras da Rua Mem de Sá, um dos principais acessos ao bairro de Icaraí para quem vem do Centro. As obras integram o Plano Niterói 450 Anos e preveem uma praça que irá ligar a Rua Castilho França à Rua Miguel de Frias. O objetivo é melhorar a mobilidade na região, já que o acesso a Icaraí vai ser facilitado com uma nova ligação da Rua Roberto Silveira com a Fagundes Varela, mesmo durante o horário da faixa reversível.

“Essa praça vai permitir uma solução para o trânsito, evitando pontos de gargalos de engarrafamento na final da Roberto Silveira na parte da manhã. É uma obra importante, uma solução para que a gente avance na gestão do trânsito de Niterói. A obra estava prevista para conclusão em junho e antecipamos o cronograma para o fim de maio. Quem passa por aqui vai ter uma condição muito melhor de trânsito”, detalhou.

Grael acrescentou que as intervenções vão melhorar a paisagem urbana, com o enterramento de toda a fiação de telefonia e arborização. Além da praça, toda a calçada no entorno está sendo refeita com nova repaginação e acessibilidade. O projeto faz parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário executivo, Rodrigo Neves, acompanhou a vistoria e lembrou que vários projetos saíram do papel na cidade nos últimos anos.

“No nosso governo a gente fez projetos muito importantes para melhorar a mobilidade urbana de Niterói, como o túnel Charitas-Cafubá, que era esperado há muitos anos, o mergulhão para a zona norte de Niterói e também a obra da Marquês do Paraná. O prefeito Axel vem dando continuidade, avançando com esse projeto de transformar Niterói. Essa obra vai melhorar muito a fluidez do trânsito aqui nessa região da Miguel de Frias, da Roberto Silveira. O importante é que estamos avançando e essa entrega que o prefeito Axel vai fazer em maio é muito importante”, afirmou.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo Cesar Carrera, a obra chegou a 70% de execução.

“A rede de drenagem da praça e toda infraestrutura de telefonia e elétrica de baixa tensão estão concluídas, além da instalação do piso nas calçadas. A praça será arborizada, privilegiando um paisagismo com a utilização de peças nativas da Mata Atlântica, além de iluminação em LED e rampas de acessibilidade. O investimento é de R$5,5 milhões”, disse.

Também estiveram presentes à vistoria o secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier; o secretário de Obras, Vicente Temperini; a secretária de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Dayse Monassa, e o presidente da Nittrans, Gilson Souza.

Portugal Pequeno

Após a vistoria nas obras da Mem de Sá, o ex-prefeito de Niterói e atual secretário executivo, Rodrigo Neves, seguiu para o Portugal Pequeno, onde foi acompanhar as intervenções que estão sendo feitas no cais.

“A Ponta D`Areia é um bairro muito especial porque aqui começou a indústria naval. Aqui começou o crescimento de Niterói. E eu tenho muito orgulho de ter feito coisas importantes para o bairro, como a implantação do Médico de Família, a revitalização da praça e da área de lazer lá em frente ao Mercado de Peixe. E também tantos outros projetos aqui de contenção de encostas que melhoraram a vida da população”, disse Rodrigo Neves.

As ações incluem a recuperação do deck na Rua Barão de Mauá até a área do Coreto. A região contará com novas calçadas, troca de toda a iluminação e a reforma da praça no final da Rua Barão de Mauá, nas proximidades do Estaleiro Mauá. O local também está recebendo obras de contenção de encostas. A ideia é desenvolver mais um espaço com atração turística, recreação, geração de emprego, lazer e cultura, valorizando e dando apoio também a indústria naval de Niterói.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias