Os 5 pilotos com mais vitórias na Fórmula 1

às

O britânico Lewis Hamilton foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada no Grande Prêmio da Rússia de 2021, em Sochi. E se o piloto da Mercedes já acostumou os fãs a vencer em corridas do Campeonato Mundial de Fórmula 1, dessa vez aquele triunfo teve uma natureza especial, pois foi a 100ª vitória de Hamilton em toda sua carreira.

Este número redondo é impressionante, mas não foi o mais surpreendente, porque estamos enfrentando um dos maiores pilotos de todos os tempos.

Entretanto, outros valores se levantam, como é o caso do neerlandês Max Verstappen. O piloto da Red Bull se sagrou bicampeão do mundo, em 2022, ano que fica marcado pela despedida de Sebastian Vettel.

Mas, afinal, quantos pilotos conseguiram alcançar 100 vitórias na categoria máxima do automobilismo? Se você é fã de Fórmula 1, facilmente sabe a resposta: somente Lewis Hamilton chegou aos três dígitos.

Então, esse fato nos leva a uma viagem na lista dos maiores vencedores da história da competição. Um bom argumento para honrar nomes inesquecíveis.

Estes são os cinco pilotos com mais triunfos no Grande Prêmio da Fórmula 1, dois dos quais ainda não terminaram suas carreiras.

Um deles, por sinal, era quase sempre favorito nas casas de apostas, até que um jovem neerlandês colocou sua supremacia em xeque na temporada de 2021.

Vamos então à história, que se vai reescrevendo, mas que tem nomes que ficam para sempre na lista dos melhores. Quem são, afinal, os 5 pilotos com mais vitórias na Fórmula 1? Comecemos então a contagem.

 5. O gigante Ayrton Senna conseguiu 41 vitórias

A lenda Ayrton Senna teria que estar nessa lista. Um dos melhores de todos os tempos na competição e no esporte brasileiro, o piloto conquistou 41 vitórias na Fórmula 1. A primeira vez aconteceu em Portugal, no Autódromo Estoril, em 21 de abril de 1985. A serviço da Lotus-Renault, Senna acabou vencendo, depois de também conquistar a primeira pole position de sua carreira.

O mágico brasileiro conquistou 41 vitórias, a última delas em Adelaide no Grande Prêmio da Austrália, em 7 de novembro de 1993, pela equipe McLaren-Ford. Ayrton Senna levou apenas oito anos e sete meses para conseguir esse feito, colocando seu nome na lista dos cinco maiores vencedores da Fórmula 1. Ayrton Senna, que foi campeão mundial três vezes, correu apenas 161 Grandes Prêmios, o que o faz exaltar suas conquistas.

 4. Alain Prost viu a bandeira de xadrez por 51 vezes

O francês protagonizou confrontos interessantes com Senna que ficam na história da Fórmula 1. Nas 199 corridas em que participou, Alain Prost alcançou 51 triunfos. O primeiro foi na França, na Renault, no dia 5 de julho de 1981, em Dijon-Prenois, na oitava corrida da temporada.

Em Hockenheim, em 25 de julho de 1993, o francês da Williams-Renault conquistou a vitória final de seus 13 anos de carreira. O ‘Professor’ foi quatro vezes campeão mundial.

 3. Vettel venceu 53 Grandes Prêmios desde 2007

Assim como Alain Prost, Sebastian Vettel também conquistou quatro títulos de Fórmula 1. Mas o alemão superou o francês no número de vitórias em Grandes Prêmios: 53 no total.

Um ano depois de fazer sua estreia na principal categoria do automobilismo, o piloto atualmente representando a Aston Martin subiu pela primeira vez ao topo do pódio no icônico circuito de Monza, no Grande Prêmio da Itália em 14 de setembro de 2008. Vettel representava, na época, a Toro Rosso-Ferrari.

Já em 22 de setembro de 2019, o alemão foi um dos protagonistas da dobradinha da Ferrari em Cingapura no Circuito Urbano de Marina Bay.

Nesta lista dos maiores vencedores da Fórmula 1, será praticamente impossível para Vettel superar seu compatriota, que se segue nessa lista. Até porque o alemão já revelou que sai de cena.

2. Michael Schumacher com 91 triunfos na sua carreira

O alemão impôs uma nova ordem na Fórmula 1 e foi o ‘herdeiro’ de grandes nomes como Ayrton Senna e Alain Prost, com quem Michael Schumacher lutou na pista.

Você tem que voltar até 30 de agosto de 1992 para encontrar o primeiro triunfo de Shumi na Bélgica em Spa-Francorchamps. Dos cinco pilotos com mais corridas na Fórmula 1, Schumacher é o que tem mais participações: 307.

A última vitória do alemão foi conquistada em 1 de outubro de 2006, em Xangai, no Grande Prêmio da China, ao volante de uma Ferrari. O heptacampeão do mundo subiu ao pódio em 155 vezes em sua carreira, que terminou no Brasil em 2006, numa altura em que era o piloto com mais títulos, mais vitórias e mais pole positions na história da Fórmula 1.

1. Hamilton superou marca das 100 vitórias

No Grande Prêmio da Rússia, em 2021, o britânico Lewis Hamilton elevou a barra para três dígitos. Em Sochi, em uma corrida em que seu principal rival, Max Verstappen, partiu da última posição do grid, o piloto da Mercedes finalmente conseguiu alcançar o centésimo triunfo.

O britânico subiu pela primeira vez ao mais alto lugar do pódio em 10 de junho de 2007, no Grande Prêmio do Canadá, ao volante de um McLaren-Mercedes.

O heptacampeão mundial é considerado o melhor piloto da atualidade e parece ter um sucessor no horizonte: Max Verstappen. O piloto da Red Bull veio colocar um ponto final no domínio quase absoluto que Hamilton e a Mercedes vinham evidenciando.

A propósito, o piloto neerlandês está subindo posições nessa lista de pilotos com mais vitórias na Fórmula 1.

Talvez esta lista dos cinco mais bem sucedidos tenha que ser atualizada muito em breve, até porque há uma nova geração de pilotos de grande talento.

Charles Leclerc é um desses jovens promissores. O piloto monegasco da Ferrari venceu a corrida de abertura do Mundial de 2022 e é visto como um dos melhores da atualidade.

 

 

Foto: Bryn Lennon/Steve Etherington/Charles Coates/Focus Features

 

Veja também

Maricá subiu nove posições no ranking que mede a qualidade das informações fiscais e contábeis enviadas ao Tesouro
às
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, inaugurou uma nova unidade da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), em Rio Bonito
às
A prefeitura de Rio Bonito inaugurou nessa terça-feira (18), os dois Laboratórios de Iniciação Científica “Intramuros”
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias