Papai Noel recebe crianças com TEA em horário dedicado para proporcionar experiência mágica em Itaboraí

Em mais uma ação dedicada ao acolhimento das famílias,Papai Noel recebe crianças
às
ita autista
Foto: SECOM/ITABORAÍ

Em mais uma ação dedicada ao acolhimento das famílias,Papai Noel recebe crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a Prefeitura de Itaboraí, pelo segundo ano consecutivo, promoveu um momento exclusivo no Natal Ita Luz, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, nesta quinta-feira (14/12). Centenas de famílias puderam vivenciar a magia do natal, com a presença do Papai Noel, passeio de trenzinho e brinquedos gratuitos. Em um ambiente tranquilo, sem aglomeração, com música baixa e outros estímulos externos, o público ainda pôde tirar fotos com o bom velhinho.

Emocionada, a coautora da Lei nº 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e idealizadora da Clínica-Escola do Autista em Itaboraí, então Berenice Piana, falou da gratidão de ver os autista serem respeitados e incluídos em eventos da cidade. 

“A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa, de promover um evento exclusivo para os autistas e suas famílias no Natal Ita Luz. Eu vim ano passado e esse ano conseguiu superar ainda mais. Eu fico até com vontade de chorar, de tanta emoção, porque a gente sofre tanto preconceito, que quando a gente encontra uma cidade acolhedora é de se alegrar, é de se perguntar se isso é verdade mesmo”, destacou Berenice. 

Quem foi conferir o Natal Ita Luz pela primeira vez, foi a dona de casa Ana Maria Pereira, de 45 anos. Moradora do bairro Ampliação, ela é mãe de quatro filhos, incluindo o Fábio, de 11 anos, autista não verbal (uma condição na qual o indivíduo com TEA não se expressa por meio da fala).

Depoimento de uma mãe

“Ano passado nós não viemos, porque meu filho não estava numa fase muito boa. A prefeitura está de parabéns por esse momento de inclusão para nós. O meu filho, por exemplo, não suporta barulhos e estímulos visuais, inclusive ele usa um abafador de ouvido, que a terapeuta indicou. Então, esse evento de hoje foi super importante para nós, fomos tratados com carinho e respeito. E ainda fiquei surpresa, pois ele deu vários abraços no papai noel”, disse Ana Maria, ressaltando que o filho é matriculado na Clínica Escola do Autista, em Venda das Pedras, desde os três anos de idade. 

O horário dedicado foi programado pela Secretaria Municipal de Turismo e Eventos para tornar o momento de diversão mais confortável e emocionante para as famílias, portanto com intuito de evitar filas e tempo de espera para tirar a tão esperada foto com o Papai Noel.

Na quadra esportiva, afastada da casa do Papai Noel, a programação contou ainda com a presença das bandas musicais das escolas municipais Promotor Luiz Carlos Cáffaro e Genésio da Costa Cotrim. Assim também com brinquedos gratuitos para a criançada. 

Papai Noel recebe crianças com TEA FOTO: SECOM/ITABORAÍ

Programação da semana 

15 a 17/12 (sexta-feira a domingo) – 18h às 00h

15/12 (sexta-feira)

18h – Trenzinho

19h – Casinha do Papai Noel para fotos

20h – Personagens infantis

21h – Auto de Natal ‘O Nascimento do Menino Jesus’, da Companhia Ansar

18h às 00h – Brinquedos infláveis gratuitos

16/12 (sábado)

18h – Casinha do Papai Noel para fotos

18h – Trenzinho

19h30 – Personagens infantis

18h às 00h – Brinquedos infláveis gratuitos

17/12 (domingo)

18h – Casinha do Papai Noel para fotos

18h – Trenzinho

20h – Personagens infantis

18h às 00h – Brinquedos infláveis gratuitos

Veja também: Município de Tanguá realizará Jantar Natalino para 10 mil pessoas neste sábado e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Papai Noel recebe crianças com TEA em horário dedicado para proporcionar experiência mágica em I… siga nossa Redes […]

trackback

[…] também: Papai Noel recebe crianças com TEA em horário dedicado para proporcionar experiência mágica em I… siga nossa Redes […]

Jaedson
Jaedson
2 meses atrás

Este foi o quarto artigo que acabei de ser relacionado a esse tem e foi o que mais deixou claro para mim. Gostei. apostar no sorte mania hoje

Últimas Notícias