Prefeito José Luiz assina termo de doação de área para construção de Clínica de Radioterapia

às

O prefeito de Rio Bonito, José Luiz Alves Antunes, assinou termo de doação de um espaço de 2.543,42 m² no Condomínio Industrial, às margens da rodovia BR-101, para abrigar a primeira Clínica de Radioterapia da região. O convênio com o Hospital Regional Darcy Vargas, que já atua com diversos serviços oncológicos, vai ampliar ainda mais o atendimento na cidade. O serviço da Clínica de Radioterapia faz parte do Projeto de expansão da assistência oncológica- Projeto Expande, implantado pelo Ministério da Saúde, que ficará responsável pela construção da unidade.

De acordo com o prefeito José Luiz Mandiocão, esta é mais uma ação em prol da população riobonitense, que visa garantir mais dignidade para quem realiza o tratamento de câncer. “A cidade de Rio Bonito já é uma referência nesta área de oncologia. A partir da doação deste terreno estamos também construindo um futuro melhor e mais digno para quem necessita deste tratamento tão específico e necessário. Sei que as cidades do entorno não possuem um Centro de Radioterapia e é fundamental que ele esteja instalado aqui. O espaço será suficiente para atender cerca de 100 pessoas ao dia e também poderá ser ampliado”, declarou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Rita de Cássia Borges, ressaltou a importância do tratamento ser realizado na cidade.“O paciente precisar se deslocar para outras cidades causa muito sofrimento, é muito sacrificante e temos aqui em Rio Bonito condições plenas para oferecer mais este serviço para a população, não apenas daqui, mas também das cidades que estão conosco na pactuação com o Ministério da Saúde, que são Itaboraí, Silva Jardim, Maricá, São Gonçalo e Tanguá”, afirmou.

O médico Edmar Lopes, responsável pelo serviço de oncologia do Hospital Regional Darcy Vargas, falou da importância da ampliação deste atendimento. “Vamos ter uma capacidade resolutiva ainda maior, o paciente chega a Rio Bonito hoje e pode fazer além das consultas clínicas de oncologia, as cirurgias de mama, ginecologia, abdômen, cabeça e pescoço, partes moles (como pele) e também de urologia. Em Rio Bonito também temos quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia”, disse.

O presidente do Hospital Regional, José de Aguiar Borges,  o Kaki, também assinou o documento.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Nazare Cristina Abrahão, declarou que a cidade só ganha com a liberação deste terreno para a construção na clínica. “A área cedida faz parte do Condomínio Industrial, no Complexo de Desenvolvimento e Expansão Urbana no município e fica atrás do Fórum novo, um local de fácil acesso para quem é de Rio Bonito e também para quem vem de outras cidades. A cidade de Rio Bonito ganha também com a contratação de mão-de-obra local para a construção e o funcionamento da clínica. Além de movimentar a rede hoteleira, pois muitos pacientes podem optar por permanecer na cidade durante o tratamento”, pontuou a secretária.

O presidente da Câmara de Rio Bonito, Humberto Belgues, também acompanhou a assinatura do termo de doação e declarou apoio a iniciativa. “A Câmara aprovou a doação deste espaço para a construção da unidade, pois entendemos que o câncer acomete muitas pessoas e também seus familiares. A localização de Rio Bonito é perfeita, estamos próximos de outras cidades e vai ser um serviço muito bem-vindo para nossa população”, destacou o vereador.

O serviço de oncologia foi implantado em 2011 pelo prefeito José Luiz Mandiocão e realiza aproximadamente dois mil atendimentos ao mês.

Veja também

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (24) o programa Voa Brasil, que deverá proporcionar passagens aéreas de até R$ 200
às
Segundo o Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), seis municípios no estado do Rio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias