Apesar de ainda não ter se manifestado oficialmente, a Secretaria de Educação de Rio Bonito deve adiar a volta às aulas na rede municipal de ensino. Prevista inicialmente para retornar do dia 30 de março, as aulas nos colégios públicos e privados da cidade podem chegar a três meses de paralisação.
Procurada, a secretária municipal de Educação, Wanderlubia Antunes, informou que o governo ainda não definiu essa questão. “Estamos em contato constate com a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para mantermos o mesmo posicionamento em todos os municípios do estado. Achamos melhor andarmos em conjunto e estendermos esse fechamento das escolas por um mesmo período de tempo. Assim que tivermos uma posição certa iremos emitir um novo decreto”, disse a secretária.
Na rede estadual, o adiamento já foi confirmado. A medida atende ao protocolo estabelecido pelo Gabinete de Crise de prevenção ao coronavírus e pela Secretaria de Estado de Saúde. Durante este período sem atividades presenciais nas escolas, a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) disponibilizará, a partir da próxima segunda-feira, dia 30, aulas no formato online, por meio de um convênio firmado com o Google, na plataforma Google Classrom.
Os professores da rede pública estadual, nos seus horários de trabalho, ministrarão as atividades na plataforma online respeitando o quadro de horários das suas aulas presenciais. As Gratificações por Lotação Temporária (GLPs) dos docentes serão mantidas.