Rio Bonito apresentou o Parque Industrial no Encontro para o Desenvolvimento Econômico Regional, em Itaboraí

às

Cerca de 300 pessoas participaram da abertura do Primeiro Encontro para o Desenvolvimento Regional, realizado na última segunda-feira (8) no Clube Vera Gol, em Itaboraí. Uma comitiva organizada pela Prefeitura Municipal de Rio Bonito, através da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, também participou do Encontro com a proposta de alinhar estratégias para a geração de emprego, renda e aplicar uma nova perspectiva para a região. Dentre as propostas destacadas, Rio Bonito apresentou o Parque Industrial, com a boa localização geográfica do município para receber empresas, a Pecuária e o Turismo Rural.

Iniciado pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, a abertura do evento teve a participação do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, do presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna,do vice-presidente da Firjan, Celso Matos e do diretor de Atendimentos e Produtos do Sebrae, Júlio Cezar Rezende.

O secretário Vinicius Farah anunciou que os Encontros de Desenvolvimento Regional vão percorrer várias cidades, consolidando a parceria do poder público com a iniciativa privada para fazer o mapeamento das potencialidades das regiões. O objetivo é debater as vocações, oportunidades, investimentos, gargalos e desafios, além de elaborar agendas estratégicas para o desenvolvimento em todo o estado.

“O governador Cláudio Castro determinou a entrega de um projeto de desenvolvimento regional focado na construção da cadeia produtiva do estado. Por que Itaboraí ? Por causa do Comperj. Hoje, o governo federal modula o projeto do Gaslub, factível, real. Com potencial de 8 mil empregos e investimento de 17 bilhões de reais, no próximo ano”, explicou o secretário sobre a escolha de Itaboraípara sediar o primeiro evento.

O presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, destacou que o Rio de Janeiro é a principal base de operações da Petrobras no país. “Vemos o Polo Gaslub como importante ativo estratégico para a Petrobras”, revelou, acrescentando que o projeto é fundamental para atração de novos empreendimentos para a região, como, por exemplo, siderúrgicas e fábricas de cerâmica.

O vice-prefeito de Itaboraí, Lourival Casula, anunciou que o município vai criar uma junta de liberação de empresas que pretendem se instalar no Gaslub. Já o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, declarou que o evento representa mais um dia feliz para o Rio de Janeiro e para o país. “O Estado do Rio Janeiro é capital da energia do Brasil. Aqui temos praticamente 80% da produção do petróleo”, justificou o ministro, que também anunciou que, a partir do ano que vem, 21 milhões de metros cúbicos de gás natural estarão chegando em Itaboraí.

O encontro contou com a participação do Prefeito Leandro Peixe, o Vice-Prefeito José Américo, os secretários Teilor Cerqueira (Desenvolvimento Econômico), Janderson Muniz (Cultura e Turismo), Adevalcir Hortencio (Comunicação Social), Marco Aurélio (Fazenda e Finanças), Douglas Gomide (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Adalmir Cardoso (Educação), além da Chefe da Licitação, Raquel e outros representantes do município.

 

Fontes: O Dia e Secretaria de Comunicação de Rio Bonito

Veja também

Um grande sucesso do Lona na Lua está de volta. ‘Os Mistérios da Floresta’, espetáculo apresentado para milhares de pessoas na Bienal
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias