Rio Bonito tem novos secretários de Saúde, chefe de Gabinete e procurador Geral

às
WhatsApp Image 2023-04-14 at 16.20.09 (1)

Nas últimas semanas algumas secretarias de Rio Bonito sofreram mudanças de comando. Na Saúde, saiu Cíntia Machado e entrou Rodrigo Salazar; na Chefia de Gabinete, Bernardo Guimarães deu lugar à Lucas Mendes e na Procuradoria, Gustavo Fróes assumiu o cargo de procurador geral que antes era ocupado por Natália Chavão. A Folha fez uma entrevista com a ex-secretária de Saúde, que foi nomeada assessora especial do governo, cargo que era ocupado pelo atual secretário Rodrigo, em que explica o motivo de sua saída.

Segundo ela, a exoneração foi um pedido seu. Cíntia justificou seu pedido de exoneração como uma forma de oxigenar a pasta. “Em conversa com o prefeito (Leandro Peixe) eu solicitei a minha exoneração porque novos ciclos vão surgindo e a Secretaria de Saúde precisa dessa oxigenação, precisa estar em constante movimento, sem deixar que os projetos caiam por água abaixo”.

A Folha entrevistou o novo secretário Rodrigo – a entrevista completa está disponível no canal do YouTube Folha da Terra Digital – que disse ter aceitado o cargo por estar à disposição do prefeito em prol da cidade.

Ao ser perguntado sobre as avaliações iniciais da função, ele disse que ser secretário da pasta é bem mais difícil do que pensava, mas com ressalvas. “Difícil não no sentido técnico, como as pessoas podem pensar e até criticar, mas difícil porque é uma pasta muito grande, são muitos funcionários para administrar, são muitos núcleos, mas estou muito empolgado e feliz porque na verdade, trabalhar com gente foi o que sempre fiz”.

Sobre as recorrentes reclamações da população em relação a demorar para a realização de exames e procedimentos, o secretário informou que tem a intenção de que a Secretaria atenda o maior número de pessoas no menor tempo possível e da melhor forma.

“Mudou muita coisa (na Secretaria assim que entrou) e o meu interesse é mudar ainda mais, e para melhor, atingindo a ponta. Quero atender o maior número de pessoas no menor tempo possível, com qualidade. Tudo que vamos fazer, é em cima desse propósito”, enfatizou.

Para conseguir o intento, ele planeja adotar um sistema de classificação por prioridade de risco na marcação de procedimentos e atendimento dos pacientes. Com o projeto, segundo ele, moradores com doenças ou necessidades mais graves, serão atendidas com mais urgência.

Outro projeto é implantar o atendimento psicológico nos postos de saúde da cidade. “Em breve, assim como já tem médico em cada ESF (Estratégia Saúde da Família), a gente vai tentar colocar atendimento psicológico. Estou fazendo uma promessa pessoal. Vou fazer de tudo para esvaziar a fila do atendimento psicológico, que hoje é muito grande. Se tivermos recurso para isso, vamos fazer isso acontecer”, prometeu.

Perfil

Casado e pai de duas filhas, o novo secretário de Saúde, Rodrigo Abreu de Souza Salazar é pastor da Igreja Nova Vida, localizada no bairro da Caixa D’Água. Ele nasceu em Caratinga, Minas Gerais, e mora em Rio Bonito há 19 anos.

“Vim para Rio Bonito por questão ministerial. Nossa sede (da igreja) estava abrindo congregações, eu já era ordenado ao ministério pastoral, vim para Rio Bonito e amei a cidade quando entrei. Rio Bonito é muito parecida com Caratinga. Senti no coração que era esse o lugar que haveria de fazer as obras de Deus. O povo de Rio Bonito é maravilhoso. Amo essa cidade como amo a minha linda Caratinga”.

Desde que foi nomeado, Rodrigo Salazar vem recebendo críticas por não ser um profissional da saúde. Em resposta a isso, ele pede um voto de confiança da população.

“Peço que as pessoas confiem no resultado, que me deem um pouquinho de tempo para tentar mostrar que é possível o sonho do prefeito se realizar, que é o meu sonho também. Quero que a população seja atendida, que seja olhada nos olhos. Digo para a equipe aqui da Secretaria para atender às pessoas olhando no olho e não olhando para o papel. Esperem desse secretário os pés no chão. Vocês vão me ver na rua, ouvindo a população e tentando melhorar o serviço”, afirmou.

 

 

Por Lívia Louzada

Veja também

Light afirma que teve que fazer uma parada emergencial por causa de um defeito na rede subterrânea.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias