Parque Paleontológico de São José inicia calendário anual de visitas guiadas para estudantes

Parque Paleontológico de São José inicia calendário anual de visitas guiadas para estudantes, contemplar um passeio pela área ambiental.
às
parque ita
Fotos: SEMCOM

Reconhecido por sua grande importância no campo científico, o Parque Natural Municipal Paleontológico de São José, no distrito de Cabuçu, recebe milhares de visitantes ao longo do ano, que buscam conhecer mais sobre a história da unidade de conservação e contemplar um passeio pela área ambiental. Nesta semana, foram iniciadas as visitas guiadas para estudantes, que tem o intuito de dar oportunidade para que os alunos aprendam in loco sobre as riquezas naturais do município e a história da paleontologia.

Gerido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), o Parque Paleontológico foi criado com o objetivo de salvaguardar uma bacia sedimentar de rochas calcárias de milhões de anos, rica em fósseis de vegetais, aves, anfíbios, répteis e mamíferos, o parque é um dos mais importantes jazigos de fósseis do Brasil.

Durante as visitas guiadas, os alunos podem aprender a respeito de uma parte da história de Itaboraí e voltar ao passado, por meio de rochas e fósseis presentes na Bacia Sedimentar. A visita guiada no Parque Paleontológico de São José conta com o apoio do Grupamento Especial de Proteção Ambiental (GEPAM), da Secretaria Municipal de Segurança.

A visita guiada começa pelo museu, onde fica o material expositivo sobre os registros paleontológicos encontrados no parque, os fósseis e também sobre a história de exploração do calcário na região, que culminou na produção de cimento para obras, como a construção da Ponte Rio-Niterói e o estádio do Maracanã. A Central de Visitantes também conta com uma reprodução em tamanho menor da preguiça-gigante, um dos fósseis de mamíferos encontrados no registro paleontológico do parque.

Em seguida, os visitantes são conduzidos para a trilha que dá acesso ao deck, ponto turístico com uma vista privilegiada da Bacia de Itaboraí. Na caminhada, os participantes recebem informações técnicas sobre a biodiversidade do parque, os diferentes tipos de rochas existentes na região e também podem conhecer um pouco sobre a fauna e flora.

“É importante difundir a educação patrimonial e mostrar, principalmente para os moradores de Itaboraí, a importância dessa Unidade de Conservação, que abriga um dos mais relevantes registros da paleontologia mundial. Essas descobertas no parque marcam o início da diversificação dos mamíferos fósseis, que deram origem às linhagens atuais. Nosso objetivo é que os participantes tenham essa experiência incrível de voltar ao passado no parque e aprender um pouco da história de evolução do nosso planeta”, disse o paleontólogo e gestor do parque, Luís Otávio Castro.

Em 2023, mais de 4,7 mil visitantes, entre alunos da rede municipal de ensino, universitários de instituições públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro, além da população do município, participaram da visita guiada ao Parque Natural Municipal Paleontológico de São José de Itaboraí em 2023. O número superou os dados de 2022, quando o parque recebeu cerca de 2,5 mil visitantes durante o ano. Entre os visitantes, estiveram alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para agendar uma visita ao parque, basta enviar e-mail para (visitas@ppsji.itaborai.rj.gov.br). A unidade de conservação fica localizada na Rua José de Almeida, em São José.

Veja também: Limpeza da Delegacia de Rio Bonito retira cerca de 120 veículos da unidade e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Ampliação do programa para mais 56 municípios foi solicitada pelo deputado Guilherme Delaroli ao governador
às
O prefeito Fabiano Horta inaugurou nesta terça-feira (23/04) a nova Arena Itaipuaçu, um complexo esportivo
às
O Fluminense informou, nesta terça-feira, que os atletas John Kennedy, Kauã Elias, Arthur e Alexsander estão afastados
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias