Saúde Bucal também é prioridade na Prefeitura de Itaboraí

às

Na cidade de Itaboraí, um profissional que é de grande importância na rede pública de Saúde, vem mudando a realidade na vida de muitas pessoas no município. O bucomaxilofacial, profissional especializado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas a boca, está atendendo semanalmente na Policlínica de Especialidades Médicas Prefeito Francisco Nunes da Silva, em Nancilândia.

O serviço especializado do bucomaxilofacial faz parte do Programa de Saúde Bucal de Itaboraí, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Júlio César Ambrósio, mostra-se otimista em poder oferecer a população, o atendimento do especialista, que é tão importante no tratamento da saúde bucal.

“A conquista deste especialista é um ganho muito relevante para Itaboraí. Saber que nossos pacientes tiveram a realidade mudada após passar pelo atendimento deste profissional na nossa Policlínica, retirada de uma lesão que impedia sua qualidade de vida ou até mesmo diagnosticar alguma doença mais séria e poder se tratar precocemente, não tem valor”, comentou Júlio, reforçando que a Saúde de Itaboraí é um compromisso do prefeito Dr. Sadinoel Souza, e que não vem medindo esforços para oferecer serviços que qualidade a população.

O bucomaxilofacial faz diagnóstico e trata doenças bucais de origens viral, bacteriana, fúngica e imunológica. Ele também é capaz de identificar doenças sexualmente transmissíveis que possuem manifestação bucal. Além do diagnóstico de lesões cancerígenas precoces, favorecendo o tratamento do câncer ainda em estágio inicial e proporcionando grande chance de cura.

“Nosso profissional já identificou muitos casos de tumores e cânceres. Acompanho todos os casos. Alguns pacientes, de acordo com o diagnóstico, são tratados na própria Policlínica, com remoção cirúrgica da lesão. E hoje estão muito felizes, cheios de saúde e agradecidos por terem tido a oportunidade de tratar aquilo que o estava impedindo de ter uma vida plena”, comentou a coordenadora do Programa Saúde Bucal, Dra. Cynthia Komatsu. Ela se refere aos pacientes que chegaram à unidade apresentando lesões externas, que muitas vezes, levava até a uma deformação do próprio rosto e foram tratados na rede de Saúde de Itaboraí.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, quando um cirurgião dentista das Unidades de Saúde da Família encontra uma lesão na boca do paciente, ele é encaminhado para a Policlínica para análise do bucomaxilofacial e inicia o tratamento de acordo com a necessidade.

O Programa Saúde Bucal de Itaboraí faz um alerta a população para que fiquem atentos e procurem o profissional dentista nas Unidades de Saúde da Família mais próxima de sua residência em casos de lesões que podem aparecer na boca, como aftas que demoram a cicatrizar, feridas que não doem, bolinhas, pontinhos vermelhos ou esbranquiçados.

O atendimento é gratuito e está disponível todas as segundas-feiras na Policlínica. Para consulta é necessário encaminhamento, que deve ser solicitado em uma das Unidades de Saúde da Família de Itaboraí. Os pacientes serão encaminhados a Policlínica para o agendamento.

Veja também

Esta será a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul.
às
Carlos Edmilson da Silva saiu nesta quinta-feira (16) de prisão em Itaí.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias