Secretário de Transportes garante trem do Centro do Rio à Campos; BR-493 e Linha 3 do metrô foram discutidas

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O secretário Estadual de Transportes do Rio, Delmo Pinho, anunciou na manhã da quinta-feira (22) o projeto de criação de uma rota de trem elétrico de passageiros e de carga ligando o Centro do Rio de Janeiro à Campos dos Goytacazes, no Norte. O anúncio foi feito no Fórum Técnico de Transporte do Conleste, realizado em Magé, que contou também com a presença de representantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão.

Segundo Delmo Pinho, a iniciativa integra o Plano Estratégico de Logística e Cargas (Pelc) do Estado. O plano é que o trem de carga tenha como ponto de partida a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense. Já o trem de passageiros sairia de uma estação – hoje abandonada – próxima à Rodoviária Novo Rio, na capital fluminense.

“A linha passará por Magé, Silva Jardim, Macaé e outros [municípios] para chegar até Campos. Além das melhorias, vamos conseguir trazer o trem do subúrbio até Magé. Esperamos que a licitação saia até o fim do ano que vem”, disse o secretário de Transportes, afirmando, ainda, que o Governo Federal aprovou a iniciativa.

BR-493

A reunião também discutiu a situação da rodovia BR-493, que liga Manilha, em Itaboraí,  à Magé, e está com suas obras paralisadas. A via, que faz parte do Arco Metropolitano, deveria ter sido duplicada, mas até agora, conta com pouca sinalização e iluminação, muitos buracos e obras inacabadas durante o trajeto. O prefeito de Magé, Rafael Tubarão, destacou a necessidade de investimento na estrada. “Vivemos na expectativa de Magé ser um pólo econômico, ter a obra do entroncamento entre a BR-493 e a RJ-116 finalizada para melhorar a logística e terminar a obra do Arco Metropolitano, que deixou esta região para o final”, declarou o prefeito.

“Estão morrendo pessoas. Magé precisa deixar de ser uma cidade-dormitório. O desenvolvimento do município vai acontecer através do investimento no transporte”, concluiu, relembrando, ainda, a promessa da instalação de uma estação de barcas na região. Em resposta, o secretário de Transportes lembrou que a BR-493 faz parte das rodovias federais que serão entregues à iniciativa privada no ano que vem, afirmando, ainda, que a cobrança de pedágio na via deve passar de tarifa fixa para tarifa por quilômetro rodado.

Linha 3 do metrô

A prometida Linha 3 do metrô, que ligaria Niterói à Itaboraí, também foi pauta da reunião no Fórum Técnico de Transporte da Conleste. A construção da rota, que vai ligar o Centro de Niterói ao Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, foi garantida pelo governador Wilson Witzel em julho. Segundo ele, no segundo semestre de 2019, o governo pretende focar em estudos para dar início às obras.

No Fórum, o secretário Estadual de Transportes do Rio, Delmo Pinho, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, afirmaram que a situação está sendo analisada, porém, que o governo ainda não possui nada garantido.

“O projeto de fato é muito importante e tem que ser implementado. A orientação do governador é repensar como viabilizar o empreendimento, a partir da situação fiscal do Estado e do país. É preciso um estudo bem feito, o que, até o momento, não temos”, afirmou Pinho.

 

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