Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta (28); veja horário e onde assistir a cerimônia

Os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira (28) com a cerimônia de abertura às 15h (horário de Brasília).
às
para
Foto: Reprodução/X @BraParalimpico

Os Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta-feira (28) com a cerimônia de abertura às 15h (horário de Brasília).

Mais de quatro mil atletas de 184 delegações vão desfilar pela Champs-Élysées, a avenida mais famosa da França, com a presença de cerca de 35 mil espectadores na Praça da Concórdia.

O Brasil busca conquistar a 400ª medalha no megaevento. Desde a primeira edição, que ocorreu em Roma 1960, o país conquistou 109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes (373 ao todo).

Em Rio 2016 e em Tóquio 2020, obteve o maior número de medalhas em edições únicas, com 72 em cada. Mas foi no Japão que estabeleceu o recorde de ouros, 22, superando a marca de Londres 2012, quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio.

A delegação brasileira será a maior para uma edição dos Jogos Paralímpicos fora da nação, com 280 atletas no total. São 255 com deficiência, 19 atletas-guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Leia também: Avião da Força Aérea Uruguaia virá ao Brasil para transportar o corpo de Izquierdo

Em Paris, o país estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado. Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas.

Dos 255, 117 são mulheres, ou seja, 45,88% dos competidores. O número representa a maior convocação feminina brasileira da história, tanto em quantidade quanto em termos percentuais. Em números, as atletas que estarão na capital francesa vão superar as convocadas para a edição de 2016, quando foram 102, o que representou 35,17%.

Ao todo, 23 dos 26 estados, além do Distrito Federal, estarão representados. A maioria nasceu no estado de São Paulo. São 71 dos 255 convocados, ou quase 28% do total da equipe brasileira.

A cerimônia de abertura pode ser acompanhada ao vivo por: Sportv2 (TV fechada), Globoplay (Streaming) e canal do Comitê Paralímpico (YouTube). O evento não será transmitido pela TV aberta.

Fonte: cultura.uol.com

Veja também: Corrida da Ponte Rio-Niterói retorna após 12 anos e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

às
Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] reagir bem e foi o que aconteceu — completou o brasileiro.Fonte: extra.globo.comVeja também: Jogos Paralímpicos de Paris começam nesta quarta (28); veja horário e onde assistir a cerimônia e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias