No último fim de semana, foram disputados os primeiros jogos das semifinais do Campeonato Carioca. O Clássico dos Milhões, duelo entre Vasco e Flamengo, é definido por golaço de Bruno Henrique e a goleada do Fluminense sobre o Volta Redonda adianta a classificação do tricolor à final.
O Clássico dos Milhões, no último sábado (1), começou com várias faltas e dois cartões amarelos, um para cada time, já nos primeiros minutos de jogo. Na partida anterior entre as duas equipes, pela fase classificatória do Carioca, o Flamengo teve domínio e ganhou por 2×0. Já desta vez, apesar de não ter mais posse de bola, com apenas 35%, o Vasco conteve o rubro-negro, permitindo somente um chute ao gol. Contudo, este foi um acerto de Bruno Henrique de fora da área, que garantiu a vitória ao rival.
A rixa histórica entre os clubes foi impulsionada ao longo da semana pela decisão do cruz-maltino de jogar no Estádio Nilton Santos (Engenhão), de grama sintética. De acordo com o ESPN, a escolha foi criticada pelo dirigente rubro-negro, Dekko Roisman. “Até semana passada, o Coutinho (jogador do Vasco) participou da campanha liderada pelo Neymar contra a grama sintética. Agora o Vasco toma a decisão de jogar na grama sintética”.
Durante entrevista ao TNT Sports, o presidente do Vasco, Pedrinho, afirmou que jogar no Maracanã como mandante faria sua equipe se sentir visitante, já que o Flamengo é um dos times que administra o estádio, junto do Fluminense. Ainda, ele reiterou que a decisão foi aprovada pelos jogadores. “A gente está falando de um gramado diferente. Como tem uma decisão administrativa, mas uma interferência técnica, a gente tem que consultar os atletas. E a maioria, grande massa, decidiu pelo Engenhão”, disse o comandante.
Leia também: Fim de semana define semi do Carioca e Taça Rio; Flamengo conquista Taça Guanabara – Jornal Folha da Terra
Apesar de ter feito uma campanha instável no Carioca, com apenas quatro vitórias em 11 jogos, o Fluminense se classificou às semifinais, mas ainda precisava mostrar um bom futebol ao seu torcedor. Na última quarta-feira (26), o Fluminense havia estreado na Copa do Brasil e goleado o Águia de Marabá por 8×0.
Já a partida contra o Volta Redonda, no último domingo (2), definiu a reviravolta do Fluminense, quando ganhou por 4×0, já se encaminhando para a final da competição. O jogo foi marcado por uma boa atuação do ataque, principalmente do atacante Canobbio, responsável por dois dos quatro gols e que até então, só havia marcado duas vezes pelo Carioca com a camisa tricolor.
Além dele, os outros gols foram marcados por Jhon Arias, colombiano adorado pela torcida e que recentemente renovou seu contrato com o tricolor até a metade de 2028, e pelo argentino Germán Cano, decisivo na Libertadores de 2023, que chegou a oito gols na temporada, já superando seus números de 2024.
PARTIDAS DE VOLTA
As partidas de volta das semifinais do Campeonato Carioca acontecem no próximo fim de semana, o Flamengo recebe o Vasco no Maracanã, no próximo sábado (8/03) às 17:45. Já o Volta Redonda recebe o Fluminense no próximo domingo (9/03) no Estádio Raulino de Oliveira, às 18h.
Por Clara Egger (estagiária sob supervisão)
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.