Campanha de vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira

às
A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro promove, em parceria com o Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que será realizada em duas etapas. A primeira acontece de 7 a 25 de outubro, tendo como público-alvo crianças entre 6 meses de idade e 4 anos. Já de 18 a 30 de novembro, o foco serão os jovens adultos entre 20 e 29 anos. O estado do Rio de Janeiro registrou 57 casos de sarampo confirmados em 2019.
Os objetivos da campanha deste ano são ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação dos grupos que têm maior incidência da doença, garantindo que estejam com a imunização em dia. O esquema vacinal contra o sarampo é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde.
“A vacinação é forma mais eficaz de prevenção contra o sarampo. É fundamental se vacinar para se proteger dessa doença que tem alto índice de contágio e evitarmos o avanço pelo estado”, explica o secretário Edmar Santos.
Sintomas
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo.  O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.
Contraindicações
Pessoas com suspeita de sarampo, gestantes, crianças com menos de 6 meses e imunocomprometidos não devem receber a vacina. Pessoas com alergia à proteína lactoalbumina, presente no leite de vaca, devem informar ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Veja também

Ela foi convocada para esclarecer publicidades feitas com jogos de azar online.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias