Secretário de Administração Penitenciária do RJ é preso pela Polícia Federal em ação contra esquema na administração da Seap

às

A Polícia Federal prendeu, na manhã de hoje, terça-feira (17), o secretário de Estado de Administração Penitenciária do Rio, Raphael Montenegro, em uma operação para desarticular um esquema criminoso na cúpula administrativa da Seap. Dois subsecretários também foram presos, Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente. Três mandados de prisão temporária foram cumpridos e cinco de busca e apreensão na capital fluminense, e em Duque de Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada.

A ação é realizada poucas semanas após a soltura de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, conhecido como ‘Abelha’, apontado pela Polícia Civil como um dos chefes do tráfico de drogas do Comando Vermelho. A liberação do criminoso aconteceu mesmo com um mandado de prisão ativo.

Segundo as investigações do Ministério Público Federal e do Departamento Penitenciário Federal, os agentes públicos ainda facilitavam a volta de chefes do tráfico presos no presídio de Catanduvas, no Paraná, para o sistema prisional fluminense. Os alvos da ação ainda permitiam a entrada de pessoas e itens proibidos na cadeia.

A investigação aponta ainda que os desvios cometidos pelos investigados foram praticados em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas. Na ação desta terça-feira (17), cerca de 40 policiais federais cumprem os mandados, expedidos pela Tribunal Regional Federal da 2ª Região, já que Montenegro tem foro.

Foi publicada no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (17), a exoneração do secretário de Estado de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, preso pela Polícia Federal. O governador Cláudio Castro já havia anunciado a mudança na última sexta-feira (13), nomeando o policial federal Victor Hugo Poubel para o cargo.

 

Fonte: Band News FM Rio

Veja também

Esta será a primeira vez que a competição será disputada na América do Sul.
às
Carlos Edmilson da Silva saiu nesta quinta-feira (16) de prisão em Itaí.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias