Submarino que levava turistas para o Titanic era controlado por um controle de videogame

às
controle

Neste domingo (18) um submarino de turismo desapareceu durante um mergulho ao local do naufrágio do Titanic. Ao todo, o submersível comporta 5 pessoas a bordo. David Pogue, jornalista da CBS, esteve a bordo do submarino no ano passado, e afirmou que é impossível os ocupantes da embarcação escaparem sem assistência externa. Ele mencionou que localizar o submarino a tempo é um desafio para as equipes de resgate.

Durante uma entrevista à BBC, Pogue detalhou que os passageiros ficam “confinados” na cápsula principal, que é selada por diversos parafusos externos, necessitando de uma equipe externa para sua remoção. Ele diz que a embarcação possui sete mecanismos distintos que possibilitam sua emersão. Para o repórter, é “extremamente alarmante” que, até onde se sabe, nenhum deles tenha funcionado.

“Não existe plano B, não há cápsula de fuga”, afirmou. “É emergir ou perecer”.

Agravando ainda mais a situação, o GPS e o rádio não funcionam submersos, impossibilitando a comunicação com a embarcação.

“Quando o navio de apoio está diretamente acima do submarino, é possível enviar mensagens de texto curtas entre eles. No entanto, claramente, essas mensagens não estão sendo respondidas agora”, afirmou Pogue.

O repórter recordou que, durante a expedição em que participou no ano anterior, o veículo ficou perdido por aproximadamente três horas. Ele confessou que teve receio de embarcar no submarino, pois alguns dos componentes pareciam “um tanto improvisados”.

“O submarino é pilotado com um controle de videogame Xbox, e parte do lastro eram tubos de construção descartados.”

As equipes de resgate estão em uma corrida contra o tempo para encontrar o submarino desaparecido, que normalmente possui cerca de quatro dias de suprimento de oxigênio para uma tripulação de cinco pessoas, conforme relatado pela Guarda Costeira dos EUA.

Agências governamentais, as marinhas dos EUA e do Canadá, e empresas comerciais marítimas estão colaborando na operação de resgate, segundo autoridades.

Os destroços do Titanic no qual o submarino visitaria, estão localizados aproximadamente 700 km ao sul de St John’s, Newfoundland, no Canadá, embora a operação de resgate esteja sendo coordenada a partir de Boston, Massachusetts (EUA).

Entre os passageiros do submersível está o bilionário e explorador britânico Hamish Harding, conforme informado por sua família.

Crédito: sbt.com

Veja também

As companhias aéreas Azul e Gol anunciaram, nesta quinta-feira (23), acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas
às
Cerca de 200 ciclistas deverão participar do GP das Montanhas de ciclismo que acontece neste domingo, dia 26 de maio
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias