A partir do dia 25 de fevereiro, todos os aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Rio Bonito (IPREVIRB) terão seus salários atrasados quitados. A informação é do chefe de Gabinete da Prefeitura de Rio Bonito, Victor Ribeiro, em entrevista exclusiva à reportagem da Folha.
Através de um vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito Marcos Abrahão informou que os vencimentos do mês de janeiro dos beneficiários também foram quitados ontem, segunda-feira (10).
“Fizemos um planejamento. O prefeito se esforçou para que fosse colocado em dia esses pagamentos. A folha de janeiro já está paga e a partir do dia 25, a gente retoma as folhas que ficaram em atraso de novembro e dezembro”, disse Victor.
Também em entrevista à Folha, a presidente do IPREVIRB, Sonara Amaral, disse que a dívida do instituto com os aposentados e pensionistas era de quase R$ 8 milhões. Após a quitação do mês de janeiro e todo o 13º salário, ela conta que 415 beneficiários precisam receber o salário do mês de novembro e 454 do mês de dezembro.

A expectativa dela é que a situação da instituição melhore daqui em diante. “O IPREVIRB hoje está tendo um olhar que nunca teve. Ele (o prefeito Marcos Abrahão) assumiu o compromisso de pagar tudo em dia. Queremos fazer um caixa para que a gente não passe por esses apertos que andou passando. Estou confiando muito que isso vai dar certo”, disse a presidente.
Além disso, leia também:
Equipes de corrida poderão participar do Fast Run 2025 com seu próprio logotipo
Aposentados passam necessidades
Desde o ano passado, beneficiários do IPREVIRB tem feito manifestações por causa dos atrasos dos salários, mas a situação ficou ainda pior este ano. Há relatos de aposentados que estão com aluguel atrasado, outros vivendo de cestas básicas e ainda quem esteja a água e a luz cortadas por falta de pagamento.
Uma aposentada entrevistada pela Folha, conta que é uma das aposentadas que está com os salários de novembro e dezembro atrasados. Ela relata que desde outubro tenta fazer um exame de colonoscopia, mas não tem dinheiro. “Queria e quero fazer particular porque trabalhei e acho que tenho esse direito”, pontua a beneficiária que não quis ser identificada.
Fundo do IPREVIRB
De acordo com o chefe de Gabinete, a intenção da atual administração é elaborar formas para que o instituto volte a ter um fundo que gere garantias para os beneficiários.
“O prefeito tem estado em contato com o Ministério da Previdência Social para que a gente possa retomar esse fundo de maneira superavitária. Todas as medidas necessárias serão tomadas para que a gente retome a dignidade do aposentado e pensionista, para que eles recebam em dia, para que ele tenha tranquilidade em relação ao instituto. Tudo que a gente quer é dar clareza e transparência”, garantiu Ribeiro.
Novos canais do instituto
Assim que assumiu a função de presidente do IPREVIRB, Sonara fez algumas mudanças. Os servidores da ativa que quiserem simular a aposentadoria, tem agora três dias da semana para marcar o atendimento, terça-feira, quarta e quinta-feira.
Já os beneficiários que precisarem tirar dúvidas com a instituição, podem entrar em contato através do WhatsApp (21) 97920-2903. E para passar as informações do instituto mais rápido e de forma coletiva, o IPREVIRB agora tem um perfil no Instagram, o @iprevirb.
Por Lívia Louzada

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.