Rio Bonito tem quatro dias de festa em comemoração ao aniversário de 178 anos

às
IMG_9864
Foto: Igor Gaspar

Os riobonitenses comemoraram por quatro dias o aniversário de 178 anos de emancipação político-administrativa de Rio Bonito. Além do tradicional desfile cívico escolar no Centro da cidade, a festa contou com os shows de artistas locais e atrações nacionalmente reconhecidas, como a sertaneja Naiara Azevedo e o cantor e compositor gospel Anderson Freire. Os shows aconteceram no Espaço de Eventos da Mangueirinha e foram realizados pela Prefeitura de Rio Bonito através da Secretaria de Cultura e Turismo, Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Além disso, leia mais notícias de Rio Bonito.

Com uma estrutura de 20 mil m², a festa de 178 anos de Rio Bonito começou no sábado (4) e só terminou no dia 7, reunindo cerca de 15 mil pessoas. No dia 4, sábado, quem começou a festa foi o grupo riobonitense Astronautas do Agreste, seguido pela tradicional banda de rock de Rio Bonito, Maverick. As principais atrações da noite foram a banda Bloody Mary e o grupo Clareou.

O domingo a noite foi de pagode em Rio Bonito. O grupo Indiferença abriu a noite, seguido de Mais & Mais e Vou Zuar. Na segunda-feira (6), a cantora Naiara Azevedo encantou e fez o público cantar junto com ela seus maiores sucessos e ainda clássicos da música sertaneja. Na mesma noite ainda teve Alessandro Bragança e Filhos da Noite.

A fã da Naiara Azevedo, Maria Rita dos Santos, que é de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi a Rio Bonito especialmente para assistir ao show da cantora. Ela e outras três amigas fazem parte da Central de Fãs de Naiara. A Folha entrevistou as fãs antes do show, e a expectativa era alta. “Vai ser zuação pura, vou me jogar no show, dar tudo que tenho e cantar muito”, disse Maria Rita.

A própria Naiara Azevedo, em entrevista exclusiva à Folha, disse que essa foi a primeira apresentação de muitas na cidade. “Estou muito grata pela receptividade do povo, pois dei uma volta pela cidade e todos foram muito queridos comigo”.

O último dia de shows foi exatamente o do aniversário da cidade, 7 de maio, e todo dedicado a música gospel. A organização dos shows da noite foi feita em parceria com a União de Pastores de Rio Bonito (Unipas). O cantor e compositor Anderson Freire emocionou o público com suas canções e fez muita gente chorar na noite de terça-feira. Antes dele, subiram ao palco as atrações locais Dupla Sael e Brunão Ferreira. O culto da noite teve a pregação do pastor Valdir Brasil.

De acordo com a empresa UAU Estruturas, responsável pela infraestrutura do evento desde os camarins até o palco, a festa empregou cerca de 150 pessoas de forma direta e indireta. O palco, que possuía 22m de extensão e 10 de altura, foi montado em uma semana.

Para o prefeito Leandro Peixe, a festa foi um sucesso. “A realidade superou e muito a expectativa que tínhamos com a festa. Encerramos com chave de ouro o evento de 178 anos de aniversário do nosso município. Quero parabenizar a todos os funcionários que trabalharam para que tudo ficasse pronto e ao povo riobonitense que curtiu a festa em harmonia”, disse o prefeito.

A harmonia que o prefeito mencionou também foi citada pelo secretário de Segurança e Ordem Pública, Rogério Góes. “Do ponto de vista da administração a festa foi um sucesso do primeiro dia até o último. Cerca de 15 mil pessoas estiveram confraternizando e desfrutando do evento. Dispusemos de uma equipe grande da Polícia Militar, de todo efetivo da Guarda Civil Municipal e da Defesa civil. Não tivemos nenhuma ocorrência registrada”, disse o secretário.

Desfile cívico escolar

Festa de aniversário de 178 anos. Foram quatro dias de festa com shows e ainda o tradicional desfile cívico escolar no centro da cidade.
Festa de aniversário de 178 anos – Foto: Lívia Louzada

Também em comemoração ao aniversário de Rio Bonito, o desfile cívico escolar aconteceu no Centro da cidade e recebeu mais de 10 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. Este ano, o tema foi Rio Bonito: Sob (re) Olhares.

Passada de pai para filho, a tradição do desfile é mantida em Rio Bonito. O próprio prefeito falou sobre o seu prazer em desfilar nos tempos da escola. “Quando eu desfilava, tinha o maior prazer de botar o uniforme e ir para a rua, ver todas as escolas reunidas. Acho que o desfile é isso, a interação da família, dos alunos e dos professores”.

A autônoma Daiane Souza, mãe da Eloah, de 2 anos, fez questão de levar sua filha para desfilar pela primeira vez. Ela disse que quer transmitir para a pequena tudo que vivia quando era criança.
O aluno da Creche N. S. da Conceição, na Caixa D’Água, José Pedro, de 2 anos, também foi levado pela família para desfilar pela primeira vez. Segundo o pai dele, José Ângelo Cardoso, o filho já acordou animado para desfilar. “Conseguimos colocar ele na Creche N. S. da Conceição, na Caixa D’Água, e hoje ele já acordou animado para desfilar e até pediu para colocar os óculos”.

Se depender da mãe do José Pedro, Rafaela Floriano, o filho também vai gostar de participar da festa da cidade. “Quando eu era criança, adorava desfilar. A gente quase não dormia, acordava cedo para colocar a roupa e ir para a rua porque além do desfile, víamos os colegas e estávamos todos juntos”.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Texto: Lívia Louzada

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias