Tanguá oferece podologia pelo SUS

às
WhatsApp Image 2024-04-12 at 13.09.07
Foto Divulgação

Pouco vista na rede pública, a podologia ciência que estuda, previne e cuida dos pés é uma área da saúde oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que é encontrada em Tanguá. Segundo a Secretaria de Saúde do município, além da cidade, apenas Macaé oferece o serviço através do SUS. O podólogo, profissional que exerce a função, impede que pacientes com diabetes sejam muitas vezes internados por complicações da doença causadas as vezes por uma unha mal cortada.

De acordo com o secretário de Saúde de Tanguá, Rodrigo Lopes, desde que foi implantada no município, já foram realizados mais de mil atendimentos.

Leia também – Prefeitura de Tanguá inaugura mais um Polo do CENADARTE nesta quinta-feira (04) siga nossas redes sociais.

“O serviço de podologia municipal é inovador e me orgulha muito. No estado do Rio de Janeiro, somente dois municípios tem esse serviço oferecido pelo SUS, Macaé e Tanguá. Esse trabalho já melhorou a qualidade de vida de muita gente. E lá trás, quando eu e o prefeito Rodrigo Medeiros pensamos em trazer a podologia para Tanguá, era esse o objetivo, disponibilizar o que há de melhor no serviço público para os moradores”.

E pelo jeito o objetivo está sendo alcançado. A paciente Rosa Maria Cassimiro, que é diabética, disse que trata dos pés com a podóloga da rede pública, Maria Orminda, há mais de um ano.

Tanguá oferece podologia pelo SUS
Tanguá oferece podologia pelo SUS – Foto: Divulgação

“Comecei aqui há mais de um ano e estou gostando muito. Não conseguia nem cortar a unha em casa direito porque as pernas já estão duras e não alcançava o pé. Agora eu venho aqui e (o tratamento realizado) está me ajudando”, disse a paciente.

De acordo com a podóloga, esse também é um trabalho de autoestima com os pacientes, já que muitos têm vergonha dos pés pois não conseguem cuidar deles, um perigo para os diabéticos.

“O trabalho de podologia para pé de diabético é um trabalho voltado para a prevenção. A gente cuida não só do pé, mas da cabeça também, pois muitas vezes eles se sentem envergonhados por não terem como tratar. Esse é um serviço que não é barato, então a rede pública oferecendo esse tipo de trabalho para o paciente diabético, levanta a autoestima dele, com isso, há a melhora da glicose, e assim pode ser evitada uma internação por conta de uma unha mal cortada, por exemplo ou ocasionalmente uma amputação”, explicou Maria Orminda.

Veja também

A futura horta comunitária é fruto do trabalho dos Jovens Agricultores Orgânicos e dos Paisagistas Mirins da Fundação Municipal Casimiro
às
Como parte da comemoração pelos 210 anos do município de Maricá, a Esquadrilha Céu fará acrobacias e desenhos com fumaça
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias