A Importância do Jejum: Vida Espiritual Parte VI

às

Jejum: Você pode nunca ter feito, mas quem de nós não ouviu essa prática espiritual? Diferentemente do que muitos pensam, o jejum não é uma dieta em nome de Deus. Ele não precisa que nos privemos de comer e beber. O jejum, portanto, adquire seu significado espiritual na medida em que chega a ser o meio para uma melhor comunicação com Deus e para nosso autocontrole, como também uma das maneiras de nos sensibilizarmos com os que passam fome, e melhor ainda, uma forma concreta de fazer a caridade, a partir, do que você não consumiu, e pode ser doado a quem mais precisa.
Em geral, os homens e mulheres de Deus buscaram pelo jejum em momentos críticos de suas histórias pessoais e comunitárias. Profetas, discípulos, apóstolos, santos e santas jejuaram! São Basílio foi categórico ao afirmar: “Se podes dominar o estômago habitarás o paraíso e, se não o podes, serás alimento da morte”. Mesmo no século XXI, o Jejum segue sendo uma das principais armas para a vida e o combate espiritual! Você já jejuou esse ano?
Além de pessoal, caritativo e social, o jejum tem uma outra dimensão: Eclesial! Jejuamos com a Igreja e como Igreja. Jejuamos edificando o Corpo de Cristo! Você jejuou quando a Igreja pediu que o fizéssemos pela Paz no Oriente Médio? Jejuamos como membros da Igreja! É o modo de vida que nos ensinaram o próprio Cristo e seus apóstolos e que foi seguido por todos os santos. Assim, o que Cristo nos ensinou e o que os santos seguiram, constituem verdadeiramente o pilar da unidade da Igreja e, por isso, o jejum é um importante meio para vivermos também a unidade eclesial.
Quando um cristão ortodoxo fala de jejum, a oração vem imediatamente a sua mente; quando fala de oração, de igual modo o jejum vem automaticamente a sua mente. Isto porque estes dois meios de comunicação com Deus estão intimamente relacionados. É por isso que Cristo, quando seus discípulos tentaram em vão libertar um jovem dos espíritos malignos que o atormentavam, apontou este duplo meio, a oração e jejum, como a mais poderosa arma que o ser humano tem contra o demônio. «Este tipo de demônio não pode ser expulso senão por meio da oração e do jejum» (Mc 9: 29).
Para nossa teologia, poderíamos dizer que o jejum é uma das valiosas práticas espirituais que dispomos para capacitar-nos a romper o monólogo com nosso ego egoísta, tornando-nos mais humildes para que assim possamos comunicar-se com Deus e receber bênção, a iluminação e a santificação da parte do Seu Espírito! Isso significa que o Jejum não pode ser um fim em si mesmo. Como disse São Serafim de Sarov: “O jejum, a oração, a esmola e todas as outras boas ações cristãs são boas em si mesmas, mas o propósito da vida cristã não consiste apenas no cumprimento de uma ou outra delas. O verdadeiro propósito de nossa vida cristã é a aquisição do Espírito Santo de Deus. Mas jejum, oração, esmolas e toda boa ação feita por causa de Cristo é um meio para alcançar o Espírito Santo. Observe que somente as boas obras feitas por causa de Cristo produzem o fruto do Espírito Santo. Tudo o mais que não é feito por causa de Cristo, mesmo que seja bom, não nos traz recompensa na vida futura, não traz a graça de Deus nesta vida”.
Unidos!

Padre Simeão do Espírito Santo

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias